Carlos Coelho na Assembleia da República “Portugal esteve sempre na linha da frente de Schengen”

Carlos Coelho na Assembleia da República “Portugal esteve sempre na linha da frente de Schengen”

Carlos Coelho compareceu hoje perante a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República para falar sobre Schengen.

O Deputado ao Parlamento Europeu reforçou que “Portugal esteve sempre na linha da frente de Schengene compreendeu, desde cedo, a sua importância. A implosão desta área de livre circulação teria um efeito devastador na confiança dos cidadãos e custos trágicos: 50.000 milhões de euros por ano. Portugal sabe-o bem pelas nossas exportações e pelo turismo europeu”. 

Carlos Coelho sublinhou ainda que “é fundamental que o Gabinete SIRENE não veja os seus recursos humanos diminuídos ou subaproveitados. Por outro lado, como demonstrou recentemente o caso do Facebook, a Comissão Nacional de Proteção de Dados necessita urgentemente de ver os seus meios reforçados”.

O Social Democrata, notou por fim que “Schengen significa mais liberdade, mas também mais segurança. Por isso, espero que a Assembleia da República apoie e defenda a urgência da Reforma do SIS. O SIS pode e deve ser usado para melhor proteger as nossas crianças, para prevenir atividades terroristas e deter foreign fighters e, no imediato, providenciar mais segurança aos Europeus”.

Consulte aqui a publicação distribuída aos Deputados à Assembleia da República