Carlos Coelho lança a rede de cientistas EurocienciaPT

Carlos Coelho lança a rede de cientistas EurocienciaPT

A rede EurocienciaPT foi lançada hoje por Carlos Coelho. Esta nova plataforma reúne setenta cientistas e investigadores portugueses de diversas áreas científicas e de várias Universidades e Centros de Investigação portugueses. O objectivo principal é aumentar e melhorar a informação sobre oportunidades dos cientistas portugueses na União Europeia e promover uma melhor comunicação entre quem investiga em Portugal e as instituições europeias.

Carlos Coelho afirma que "a EurocienciaPT é uma rede ao serviço dos cientistas portugueses" que pretende "combater o afastamento de Ciência e Política". A criação desta rede foi um compromisso do Deputado ao Parlamento Europeu na iniciativa "Antecipar o Futuro: Dez Tecnologias que podem mudar as nossas vidas", realizada em 6 de Janeiro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. "Comprometi-me a criar esta rede, que hoje se torna realidade, não só para aproximar cientistas e políticos, mas para defender a excelência da nossa Ciência na Europa", declarou Carlos Coelho, que se mostrou "motivado e entusiasmado com um projecto que pode ajudar em muito as decisões políticas, porque a partir de agora contamos com o conselho de quem estuda e trabalha em áreas que estão a mudar as nossas vidas".

Além dos setenta cientistas portugueses que constituem a EurocienciaPT, a rede conta também com a participação do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho