Carlos Coelho insiste na inclusão do 112 como prioridade na Agenda Digital

Carlos Coelho insiste na inclusão do 112 como prioridade na Agenda Digital

O eurodeputado Carlos Coelho interpelou, hoje, em Bruxelas a Comissão Europeia sobre a importância dada ao Número de Emergência Europeu por esta instituição no âmbito das suas prioridades políticas para 2016.

A Comissão Europeia apresentou em, Maio de 2015 a Estratégia para o Mercado Único Digital onde definiu um conjunto de acções específicas a concretizar até ao final do próximo ano. A Estratégia assenta em três pilares:

1) Melhor acesso dos consumidores e empresas a bens e serviços digitais em toda a Europa;

2) Criação de condições adequadas e de condições de concorrência equitativas para o desenvolvimento de redes digitais e de serviços inovadores;

3) Optimização do potencial de crescimento da economia digital.

Tendo em conta o pacote de medidas legislativas sobre o mercado único digital anunciadas, e em concreto, na área das telecomunicações, Carlos Coelho questionou a Comissão Europeia sobre como é que esta instituição prevê incorporar o número de emergência europeu 112 nesta ambiciosa agenda e quais são os benefícios e realizações práticas para os cidadãos utilizadores deste número.

Carlos Coelho vem há muito alertando para o insuficiente e lamentável trabalho da Comissão Europeia neste domínio em colégios anteriores tendo questionado à época o comissário-indigitado Andrus Ansip se o número de emergência europeu 112 seria uma prioridade no âmbito do mercado único digital da UE e o que seria feito concretamente pela Comissão Europeia nesta matéria.

O deputado do PSD Carlos Coelho é Membro da Plataforma "MEP 112 Champions"  em que os deputados se comprometem a apoiar e promover a utilização eficiente do número europeu de emergência 112 no seu país e nas políticas europeias.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho