Carlos Coelho defende mecanismos de garantia para os jovens

Carlos Coelho defende mecanismos de garantia para os jovens

Os efeitos da crise económica e financeira têm vindo a penalizar fortemente os jovens, sendo assustador o nível de crescimento da taxa de desemprego entre os jovens.

De acordo com os últimos dados o desemprego juvenil aumentou para 22.8% deixando 5,5 milhões de jovens desempregados.

O Parlamento Europeu debateu, hoje em Estrasburgo, a questão dos regimes de garantia à Juventude.

Para Carlos Coelho "este elevadíssimo nível de desemprego requer uma abordagem específica, pelo que o PE tem vindo a defender a necessidade de se criar um apoio financeiro específico, que permita lutar contra esta tendência e permitir que os jovens possam desempenhar o papel que lhes está reservado na prossecução dos principais objectivos para 2020, no que diz respeito ao emprego, investigação e inovação, clima e energia, educação e combate à pobreza".

Uma proposta de resolução foi votada esta quarta-feira, em sessão plenária, que insta os Estados-Membros a darem aplicação aos mecanismos de garantia destinados aos jovens, na senda de uma iniciativa da Comissão Europeia.

Carlos Coelho apoia a criação destes mecanismos de garantia para os jovens, esperando que no próximo Conselho em Fevereiro possa ser aprovado por todos os Estados-Membros.

Para o social-democrata deve ser considerado como um investimento nos jovens, através da disponibilização de verbas do FSE e de outros Fundos Estruturais: "Não tenho dúvidas que se trata de um investimento seguro, com um retorno positivo em termos de criação de emprego e crescimento e, especialmente, tendo em atenção que o desemprego, por si só, custa cerca de 153 mil milhões de euros por ano. Para que os programas de garantia possam ter a máxima eficácia é essencial que se criem parcerias fortes entre todos os actores envolvidos.

Temos que apoiar os jovens! Não podemos permitir que esta geração se "perca" pois estaremos definitivamente a comprometer o nosso futuro!, conclui o eurodeputado.