Carlos Coelho defende mais atenção às Crianças

Carlos Coelho defende mais atenção às Crianças

Carlos Coelho subscreveu declaração Parlamentar Escrita sobre o investimento nas crianças juntamente com outros parlamentares onde se destacam o espanhol López - Isturiz, a sueca Corazza Bildt e a francesa Nathalie Griesbeck.

Os Deputados subscritores sublinham que um quinto do total da população da UE tem menos de 18 anos de idade e que "as crianças e os jovens são desproporcionadamente afetados pela pobreza. Mesmo antes da crise financeira, os níveis de pobreza infantil já se encontravam inaceitavelmente elevados. Apesar dos compromissos feitos para resolver a situação, mais de uma criança em cada quatro (27.7 %) está de momento em risco de pobreza ou de exclusão social na UE".

Os Eurodeputados propõem à Comissão que "considere a inclusão de um indicador específico e vinculativo sobre o número de crianças em risco de pobreza ou de exclusão social na dimensão social da União Económica e Monetária" e apelam para que esta "solicite a todos os Estados-Membros que apresentem sub-objetivos específicos a nível nacional para a redução da pobreza infantil e da exclusão social, com vista a contribuir para o objetivo de redução da pobreza da estratégia Europa 2020 e utilizem o financiamento da UE e quaisquer outros instrumentos disponíveis para implementar a recomendação da Comissão intitulada «Investir nas crianças para quebrar o círculo vicioso da desigualdade». A Comissão deverá elaborar um roteiro e adotar indicadores sobre o bem-estar infantil, em conformidade com a recomendação".

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho