Carlos Coelho defende a restauração das transmissões da estação NTDTV para a China via Eutelsat

Carlos Coelho defende a restauração das transmissões da estação NTDTV para a China via Eutelsat

Carlos Coelho e os restantes signatários desta tomada de posição consideram que a UE assenta e é definida pela sua adesão aos princípios da liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos, liberdades fundamentais e primado do direito e que, pelo contrário, na China a liberdade de expressão é objecto de restrições extremas, em particular a liberdade de expressão dos meios de comunicação social.

Consideram também que a NTDTV é uma estação de televisão sem fins lucrativos, sendo a única estação de língua chinesa independente que transmite para a China desde 2004 e que algumas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos, a Eutelsat suspendeu as transmissões da NTDTV para a China, invocando razões de natureza técnica, sem aduzir qualquer outra explicação.

Esta Declaração insta a Eutelsat a retomar, no mais breve trecho, a transmissão da NTDTV para a China e a apresentar as razões justificativas da respectiva suspensão.

Os Deputados exortam a Comissão Europeia e os Estados-Membros a fazerem as diligências necessárias visando a restauração das transmissões da NTDTV para a China e a apoiarem o acesso de milhões de cidadãos chineses a informações não censuradas.