Carlos Coelho apoia novas tecnologias no número de emergência 112

Carlos Coelho apoia novas tecnologias no número de emergência 112

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, entre eles o português José Inácio Faria, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre “a adopção da evolução tecnológica nos serviços de chamada do número de emergência 112”.

A constante evolução tecnológica e o desenvolvimento dos mercados, nomeadamente no que se refere à Voz por Protocolo Internet (VoIP), que assenta em plataformas digitais que interagem com uma vasta gama de dispositivos conectados, estão a criar um número crescente de desafios técnicos e regulamentares para a capacidade de os cidadãos europeus continuarem a ter acesso, no futuro, ao número de emergência 112.

Os Deputados alertam para o facto de "os serviços de chamadas do número de emergência 112 apresentarem várias insuficiências, como, por exemplo, o baixo nível de conhecimento dos cidadãos europeus sobre a sua existência (apenas 27 %), as falhas na deteção da localização exata de quem liga para os serviços (2 km em média) e a tecnologia antiquada utilizada pelos serviços".

Para fazer face a esta situação, os Eurodeputados convidam a Comissão Europeia a:

A conceber um financiamento mais equilibrado para os serviços de chamada do número 112, em especial no que se refer aos programas relacionados com a acessibilidade, a deteção da localização exacta de quem liga para o serviço e a adoção de novas tecnologias”.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho