Carlos Coelho apoia luta contra fibrose pulmonar idiopática

Carlos Coelho apoia luta contra fibrose pulmonar idiopática

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre “a fibrose pulmonar idiopática”, na sequência de um apelo da Federação Europeia de Fibrose Pulmonar idiopática, EU-IPFF.

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença pulmonar crónica, progressiva e mortal que afeta os adultos mais velhos e que ainda não é reconhecida como doença rara em todos os países da UE. Na Europa, entre 80.000 e 111.000 pessoas vivem com fibrose pulmonar idiopática. Todos os anos são diagnosticados cerca de 35.000 casos.

Os Deputados recordam que muitos doentes não podem aceder com rapidez a tratamentos farmacológicos e não farmacológicos devido a atrasos no financiamento e à exclusão da fibrose pulmonar idiopática dos programas nacionais de saúde e que poucos doentes podem recorrer a um transplante pulmonar, devido à desigualdade nos critérios de elegibilidade vigentes na Europa.

Para fazer face a esta situação dramática, os Eurodeputados instam a Comissão Europeia a:

- promover a investigação sobre a fibrose pulmonar idiopática com vista a descobrir as suas causas e a desenvolver meios para o seu tratamento.

- trabalhar em cooperação com os Estados-Membros a fim de permitir o acesso dos doentes com fibrose pulmonar idiopática aos medicamentos órfãos e a novos medicamentos aprovados pela EMA.

- solicitar aos Estados-Membros que facilitem o acesso a transplantes pulmonares e a tratamento não farmacológico promovendo as melhores práticas e a reconhecer o papel dos profissionais de saúde no tratamento da fibrose pulmonar idiopática

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho