Carlos Coelho antevê escassez de  recursos humanos do SEF

Carlos Coelho antevê escassez de recursos humanos do SEF

O Parlamento Europeu, em sessão plenária, debateu hoje a nova Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira, que prevê a criação de uma força de 10.000 guardas e para a qual, já em 2021, Portugal terá de disponibilizar 121 agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Carlos Coelho falou em nome do Partido Popular Europeu (PPE).

Carlos Coelho, a propósito da nova força de 10.000 guardas, começou por alertar que “metade daqueles dez mil guardas serão provenientes dos Estados-Membros. Estão os Estados-Membros preparados para cumprir com as suas obrigações? Portugal está preparado para enviar, já em 2021, 110 inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras?”.   

O Deputado PSD notou ainda que “a Agência terá um papel reforçado na gestão e execução de decisões de retorno de pessoas que não têm direito a estar no território. Hoje, incrivelmente, as decisões efetivamente executadas são menos de um terço das emitidas, excluindo Portugal, onde não se conhecem estatísticas sobre estas decisões”.

O Social-democrata sublinhou que estamos perante "um passo histórico para uma proteção verdadeiramente partilhada das nossas fronteiras externas comuns. Um passo histórico para Schengen, para a segurança e livre circulação na Europa” mas acrescentou que “receio que uma vez mais estejamos a prometer ao nível europeu o que os Estados não vão permitir”.

Pode assistir ao vídeo da intervenção de Carlos Coelho aqui

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho