Carlos Coelho acolhe Representantes da Protecção Civil europeia e vítimas dos ataques terroristas de Paris e Bruxelas

Carlos Coelho acolhe Representantes da Protecção Civil europeia e vítimas dos ataques terroristas de Paris e Bruxelas

A Associação Europeia do Número de Emergência (EENA) - 112 - organizou conjuntamente com o gabinete do eurodeputado Carlos Coelho a segunda edição do evento “Conheça o seu Membro do Parlamento Europeu” que reuniu mais de 100 representantes dos serviços de emergência de toda a União Europeia entre Polícias, Bombeiros, Membros da protecção Civil e vítimas dos atentados terroristas de Bruxelas e Paris.

O evento é uma ocasião única para os membros da EENA e representantes dos serviços de emergência europeus e as autoridades públicas apresentarem as suas recomendações e discutirem com os Deputados do seu país os desafios que enfrentam no seu trabalho.

O Deputado do PSD Carlos Coelho Membro fundador da Plataforma "MEP 112 Champions" (em que os Deputados se comprometem a apoiar e promover a utilização eficiente do número europeu de emergência 112 no seu país) abriu oficialmente os trabalhos prestando homenagem às vítimas dos incêndios que assolaram Portugal e Espanha nos últimos dias.

Carlos Coelho afirmou que “uma resposta eficaz dos serviços de emergência é vital para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos europeus. Os desafios que os profissionais no terreno enfrentam foram recentemente postos em evidência na luta contra os aterradores incêndios em Portugal e Espanha”.

Temos uma obrigação coletiva de salvar vidas. Essa não é apenas uma responsabilidade  dos bombeiros e forças de segurança mas é também uma obrigação dos que têm responsabilidades políticas!

Estes tempos difíceis recordam-nos que o mercado interno é mais do que apenas uma cooperação económica bem sucedida.

Serviços de emergência que funcionam bem são elementos vitais para completar o nosso mercado interno. Ganhámos experiência na superação das nossas diferenças no comércio de bens, serviços, capitais e circulação de pessoas. Devemos usar essa experiência para superar diariamente os obstáculos no campo da emergência. Isso requer uma cooperação mais estreita, aproveitando ao máximo os desenvolvimentos digitais e aumentando a consciencialização dos cidadãos europeus para o 112.

O número de emergência existe há 25 anos, por isso é chocante que mais de metade dos cidadãos da UE permaneçam relativamente pouco familiarizados com o número de emergência europeu 112. Precisamos reverter esse status quo e ajudar a aumentar o seu conhecimento, utilização e funcionamento.

O evento que decorreu esta manhã e que contou com a presença do Presidente do Parlamento Europeu, responsáveis de todos os grupos políticos e o patrocínio da Presidência Estona do Conselho teve o seu início com um Minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha e culminou com uma marcha de homenagem às vítimas e sobreviventes dos atentados terroristas de Bruxelas e Paris.

Em representação de Portugal estiveram presentes o Intendente Carlos M. Martins da Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Dr. Paulo Ramos Pereira da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Veja AQUI a reportagem EPP TV sobre evento organizado por Carlos Coelho e EENA sobre o Número de Emergência 112;

Veja AQUI a intervenção de Carlos Coelho no Evento sobre o Número de Emergência Europeu