Canal de Televisão do PE

Canal de Televisão do PE

O Parlamento Europeu tem um canal de televisão "on-line":

www.europarltv.europa.eu

 

Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, lançou o EuroparlTV, o canal de televisão do PE na INTERNET.  

A partir de hoje, qualquer cidadão (com acesso à Net) poderá assistir regularmente a uma série de programas sobre as actividades parlamentares.

EuroparlTV pretende levar o Parlamento mais perto dos cidadãos europeus num formato moderno e criativo.

www.europarltv.europa.eu

O PSD saúda esta iniciativa de Pöttering

 

Carlos Coelho, Coordenador do GEPSD, saudou esta iniciativa do Presidente do Parlamento Europeu afirmando "Cada vez mais se verifica a procura de conteúdos multimedia na NET.  Por isso, os Deputados do PSD vão reforçar nos seus sites, as componentes de vídeo quer no que diz respeito às suas intervenções em Plenário, quer no que se refere ao comentário de questões de actualidade".

 

Uma excelente ferramenta na Internet

O Presidente do PE, Hans-Gert PÖTTERING, disse: "Numa altura em que nos aproximamos das eleições europeias de Junho de 2009, o EuroparlTV poderá ser uma excelente ferramenta na Internet para os cidadãos, especialmente os jovens, se manterem informados sobre as actividades e as decisões do directamente eleito Parlamento Europeu – decisões que têm um impacto directo no dia-a-dia de cerca de 500 milhões de cidadãos europeus".

O que será transmitido pelo canal?

O EuroparlTV não é um único canal. Na realidade, está dividido em quatro canais, cada um dirigido a uma audiência diferente:

O PARLAMENTO DE TODOS é dirigido a todos aqueles que tenham um interesse especial pelas políticas europeias: cidadãos, indústria, parceiros sociais, lobistas, académicos e todos os que trabalhem nas instituições europeias.

A SUA VOZ é concebido para o público em geral, dando a possibilidade de serem transmitidos conteúdos criados pelo utilizador.

EUROPA JOVEM é especialmente dirigido às crianças e aos jovens em idade escolar, que são grandes utilizadores da Internet e o eleitorado europeu do futuro.

PARLAMENTO EM DIRECTO oferece a cobertura contínua dos eventos no Parlamento Europeu, particularmente dos debates em sessões plenárias, com ligação aos arquivos audiovisuais das sessões anteriores, assim como das reuniões das comissões parlamentares.

Quem pode assistir? E em quantas línguas?

Qualquer pessoa com acesso à Internet. Os internautas vão poder escolher entre Windows Media e Flash 9.

Todos os programas serão traduzidos em mais de 20 línguas, tornando este site único em todo o mundo. Alguns dos programas serão dobrados, outros legendados. Este sistema será testado e aperfeiçoado no decorrer das próximas semanas.

Garantida a pluralidade de opiniões

De acordo com o Estatuto Editorial, "o canal garantirá que seja reflectida a pluralidade de opiniões no Parlamento Europeu, no devido respeito da importância relativa dos grupos políticos, de acordo com uma política editorial neutra e imparcial".

A escolha de um canal de televisão on-line

O Parlamento Europeu preferiu um canal de televisão on-line a um canal de televisão tradicional por várias razões: enquadra-se melhor na direcção da tecnologia, especialmente na convergência das tecnologias do computador e da televisão e na rápida expansão da banda larga; é orientado para a conveniência do utilizador em vez da do radiodifusor, oferecendo ao espectador uma escolha mais ampla, disponível no tempo e no local da sua preferência; tem uma melhor relação custo-eficácia do que um canal tradicional

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho