Asilo: até no retorno estão a falhar!

Asilo: até no retorno estão a falhar!

O Parlamento Europeu debateu hoje os eventos recentes no Mediterrâneo e a reforma do Asilo na Europa. Carlos Coelho é o negociador do Partido Popular Europeu (PPE) para a Agência Europeia do Asilo.

O Deputado Europeu começou por lamentar que "Durante as primeiras duas semanas deste novo ano, morreu uma pessoa, por dia, a tentar alcançar as nossas fronteiras. Em 2018, tivemos provavelmente o rácio mais mortal de sempre, com mais de um morto por cada 100 chegadas”.

O Social-democrata lembrou que " São cada vez menos os novos pedidos de asilo, e, no entanto, 5 países continuam a acolher quase 75% das pessoas " e que “também [no retorno] os governos falham.  Em 2017 a taxa de eficácia dos retornos foi de 37%, abaixo do que tinha sido no ano anterior”. Continuando a assinalar as falhas lembrou por fim que “fomos capazes de reforçar a FRONTEX, e estamos prestes a fazê-lo novamente.  Seria de esperar que, pelo menos, conseguíssemos criar a Agência Europeia do Asilo:  Uma das 8 medidas estruturais propostas.  Também aqui, os governos não deixaram que se agisse”.

Carlos Coelho concluiu apontando o dedo à Secretária de Estado romena, em representação da Presidência do Conselho: "O que pretende fazer nestes quatro meses da sua Presidência?  O Conselho vai finalmente respeitar e ouvir este Parlamento? Não tenha dúvidas, Senhora Secretária de Estado:  A inação não afeta apenas os que procuram proteção no nosso território, compromete a nossa imagem no Mundo, fragiliza o respeito pelos nossos valores e encoraja os nacionalismos ultrapassados e os populismos vazio".

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho