Alterações climáticas - Pacto dos autarcas: cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20

Alterações climáticas - Pacto dos autarcas: cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20

 

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi a anfitriã hoje no Parlamento Europeu do debate, "Cidades Sustentáveis  e Alterações Climáticas - Como as cidades poderão combater as alterações climáticas".

O debate foi organizado em parceria com o "Pacto dos autarcas europeus" que integra já 20 cidades portuguesas: Águeda, Almada, AveiroBenaventeCascaisEsposende, Ferreira do Alentejo, Guarda, Lisboa,  Moura, Oeiras, Ovar, Palmela, Ponta Delegada, Porto, Santiago do Cacém, Santo Amador, Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia  e Viseu.

Durante a sua intervenção a deputada Maria da Graça Carvalho declarou a "importância deste assunto no mundo actual, uma vez que na UE 80% da população vive nas áreas urbanas e as cidades são responsáveis por 75% das emissões de CO2 e consomem mais de 75% dos recursos naturais.

Regozijou-se por mais de 1400 cidades em 36 países terem aderido a este pacto, declarando que "Este é o modelo que a Europa deve seguir para a luta contra as alterações climáticas: compromissos voluntários mas assumidos entre os stakeholders, envolvimento das populações, numa abordagem voluntária" . No seu discurso a deputada também referiu que"A concentração dos recursos nas cidades pode ser util na luta contra as alterações climáticas: Uma produção de energia descentralizada, a integração das energias renováveis no ambiente urbano, a utilização das tecnologias de informação e de comunicação para os sistemas de energia e veículos limpos são exemplos de tecnologias inovadoras para as cidades".

A deputada falou também sobre as iniciativas europeias existentes tendo em vista estes objectivos tais como CONCERTO, CIVITIAS, ManagEnergy e Smart Cities. E a terminar, desafiou Comissão Europeia a "organizar acordos semelhantes para os estados insulares europeus".

Do painel de oradores destacaram-se a Deputada Maria da Graça Carvalho, Fabrizio Barbaso, Director Geral-Adjunto da DG Energia da Comissão Europeia e Grégoire Clerfayt, Director da Célula de Energia do Ministério da Energia da Região de Bruxelas.

 

Para mais informações clique aqui