Um ano depois de Bruxelas: “precisamos de mais cooperação e melhor informação no combate ao terrorismo”

Um ano depois de Bruxelas: “precisamos de mais cooperação e melhor informação no combate ao terrorismo”

O Parlamento Europeu, na semana em que se assinala um ano sobre os atentados de Bruxelas, debateu o combate ao terrorismo.

Carlos Coelho assinalou que “há um ano atrás a barbárie tocou Bruxelas. Antes tinha sido Paris e Copenhaga e depois viria a ser Nice, Munique, Berlim. Repito o que várias vezes afirmei aqui: sempre aliámos a liberdade de circulação à segurança dos nossos cidadãos. São dois direitos fundamentais que temos o dever de proteger”.

O Social-democrata notou que "no último ano reagimos a quente, tivemos avanços e recuos dos Estados-Membros, mas demos, sem dúvida, alguns passos importantes: reforçámos a Europol, garantimos os direitos das vítimas, aumentámos os controlos nas fronteiras externas, atacámos a radicalização

Contudo, podemos fazer mais e melhor.".

O Deputado do PSD lembrou ainda: "Sempre defendi a melhor utilização dos instrumentos que temos já no terreno em vez de multiplicar os anúncios de novas medidas. O Sistema de Informação Schengen é um exemplo paradigmático. O Sistema mais utilizado pelas polícias permanece com o seu potencial ainda por cumprir. Mas em breve a revisão da sua base legal permitirá disponibilizar melhor informação às autoridades competentes". 

Carlos Coelho conclui sublinhando que “no combate ao terrorismo é essencial confiança mútua, mais cooperação e melhor informação. Esse deve ser o nosso foco, no trabalho que temos pela frente”.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho