Ucrânia: Rússia ou Europa?

Ucrânia: Rússia ou Europa?

Entre os oradores convidados estão Tony Blair (ex-PM britânico), Paul Krugman (Prémio Nobel da Economia 2008), Shimon Peres (Presidente República de Israel), Larry Summers (ex- Secretário Estado Tesouro EUA e ex-Conselheiro Económico Presidente Barack Obama), Javier Solana (ex-Alto representante Política Externa UE), Viktor Yanukovych (Presidente da República da Ucrânia), Aleksander Kwasniewsky (ex-Presidente da República da Polónia), Stefan Füle (Comissário Europeu para o Alargamento e Política de Vizinhança), Carl Bildt (MNE Suécia) e Leonid Kuchma (ex-Presidente República da Ucrânia).

 

Mário David será ainda orador no painel "Direitos Humanos e Democracia numa Europa alargada", juntamente com Thorbjorn Jagland (Noruega), Secretário-Geral do Conselho da Europa; Mevlüt Çavuşoğlu (Turquia), Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europae Kostyantyn Gryschenko (Ucrânia), Ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros.

 

Mário David interveio, enquanto Vice-Presidente do PPE na Sessão de Abertura, confrontando o Presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych com o facto de que "na Europa, a percepção geral relativamente ao caso judicial da ex-Primeira Ministra Yulia Tymoshenko é a de que o mesmo, tem exclusivamente a ver com uma motivação política".

 

Mário David, enquanto membro da Direcção do YES (a maior Fundação Ucraniana visando a sua integração na UE) mostra-se ainda "mais uma vez bastante satisfeito" pelo facto de "tantos líderes do mundo das finanças e da política terem aceite o convite que lhes efectuámos para estarem presentes nesta Conferência".

 

Este Encontro tem lugar no Palácio de Livadia, onde em 1945 teve lugar a Conferência que juntou Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin no importante encontro que lançou as bases para o mundo pós Segunda Guerra Mundial.

 

Programa completo da Conferência: http://yes-ukraine.org/en/Yalta-annual-meeting/2011/program

 

Fotografias e vídeos da Conferência: http://yes-ukraine.org/en/photo-and-video

 

Mais informação sobre a YES: http://yes-ukraine.org