Tortura na CIA: faltam apurar responsabilidades

Tortura na CIA: faltam apurar responsabilidades

O Parlamento Europeu debateu a utilização de tortura pela CIA, no seguimento da Comissão Temporária relativamente à alegada utilização de países europeus pela CIA para o transporte e a detenção ilegal de prisioneiros, presidida pelo Deputado Carlos Coelho.

Carlos Coelho lembra que “há já vários anos que discutimos este assunto. O secretismo que rodeou este programa no início levou a que só muito lentamente tenha sido possível tornar claro o que realmente se passou. Só muito lentamente responsabilidades têm sido apuradas. E - sejamos claros - ainda não está tudo apurado”.

Contudo, o Social-democrata considera que "este tema não pode servir para uma cruzada moral, um mero instrumento para propaganda ideológica ", pelo contrário deve servir para “o apuramento da verdade e das responsabilidades”, bem como para “impedir que violações tão ostensivas de Direitos fundamentais se possam repetir no futuro”.

O Deputado do PSD conclui que “os direitos fundamentais dos cidadãos estão no centro dos valores da União Europeia e que a sua proteção é uma exigência mesmo face aos abusos dos Estados. Esta é pois uma missão que temos de prosseguir em respeito pelo passado que ainda não está todo esclarecido e em nome de um Futuro que queremos melhor e mais respeitador dos direitos e da dignidade da pessoa humana”.