Sofia Ribeiro visita zonas afetadas pelos incêndios de 2017

Sofia Ribeiro visita zonas afetadas pelos incêndios de 2017

A Eurodeputada Sofia Ribeiro visitou este fim-de-semana as zonas afetadas pelos incêndios que deflagraram em Portugal no ano passado. Juntamente com outros Eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE), Sofia Ribeiro reuniu com especialistas e com entidades afetadas para recolher informações específicas sobre o impacto dos incêndios. Destes dois dias de visita resultará um relatório que será apresentado ao Parlamento Europeu, integrado na discussão do futuro mecanismo da Proteção Civil.

Estes incêndios obrigaram a repensar e a reforçar a estratégia para a Proteção Civil da União Europeia”, argumentou a Eurodeputada recordando que a Comissão Europeia “propôs um reforço de 280 milhões de euros do orçamento para a Proteção Civil, para prevenir e combater desastres naturais com, inclusivamente, novos aviões de apoio, distribuídos pelo território da União”.

Durante esta visita os Eurodeputados reuniram “com os responsáveis pelos relatórios sobre os incêndios requeridos pelo Governo e pela Assembleia da República, com a Confederação da Agricultores de Portugal, com as associações de apoio às vítimas dos incêndios e com alguns Presidentes de Câmara dos Municípios afetados”, relatou Sofia Ribeiro.

Para a Social-democrata, “a Agricultura e o Desenvolvimento Rural são peças fundamentais para a coesão social e económica do País”. “Contactámos de perto com uma catástrofe que ceifou mais de cem vidas e mais de quinhentos mil hectares de floresta, num interior esquecido e abandonado e que merece toda a nossa atenção, pelos sobreviventes, por todos nós, por Portugal”, concluiu Sofia Ribeiro.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho