Sofia Ribeiro rejeita flexibilidade em troca de cortes na Agricultura

A Eurodeputada Sofia Ribeiro exigiu ao Comissário do Orçamento e Recursos Humanos, Günther Oettinger, que a Comissão Europeia respeite a posição da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu quanto ao Quadro Financeiro Plurianual. A Social-democrata falava no âmbito de uma reunião desta comissão parlamentar, no Parlamento, em Bruxelas, esta quarta-feira, 21 de fevereiro.

O senhor comissário pede-nos maior flexibilidade, mas a flexibilidade não pode ser feita à custa de cortes na Agricultura”, iniciou Sofia Ribeiro, acrescentando que “se exige nesta fase à Comissão e ao Conselho que encontrem alternativas de financiamento que possam compensar os problemas que estamos a enfrentar”.

Durante a sua intervenção, a Eurodeputada criticou que a Comissão tenha apresentado na semana passada um documento “que, no melhor dos cenários, mantém o financiamento da Agricultura e da Política de Coesão”, prevendo até a possibilidade de retirar “financiamento em 30%, enquanto noutras rubricas, como o Horizonte 2020, o Erasmus+ e outras, está a prever um aumento de financiamento”.

Aquilo que se exige da Comissão é que respeite a posição quase unânime desta Comissão de Agricultura no seu posicionamento quanto ao Quadro Financeiro Plurianual − que exigiu o aumento ou a manutenção, no mínimo, do orçamento da Agricultura”, finalizou Sofia Ribeiro.