Sofia Ribeiro reconhece e incentiva o trabalho das entidades formativas na Agricultura

Sofia Ribeiro reconhece e incentiva o trabalho das entidades formativas na Agricultura

 Eurodeputada Sofia Ribeiro promoveu em Bruxelas, um interessante debate intitulado "A importância do ensino agrícola em Portugal e o papel das Instituições Europeias", numa iniciativa que considerou "muito profícua e interessante, uma vez que pretendeu chamar a atenção para a importância do ensino agrícola num sector cada vez mais competitivo e exigente".

Esta mesa-redonda, co-organizada com a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, contou com a participação de diversos representantes do ensino agrícola do continente e dos Açores, nomeadamente Universidades, Politécnicos, Escolas Profissionais e, no caso dos Açores, o Governo Regional, Universidade dos Açores e Associação Agrícola de São Miguel. Segundo Sofia Ribeiro "esta iniciativa é a primeira de muitas nesta área que pretendo realizar ao longo do meu mandato, promovendo a aproximação entre o sector agrícola e o sector educativo. Só com profissionais bem formados e qualificados é que teremos uma agricultura forte, inovadora, sustentável, competitiva e com ainda maior capacidade de ombrear com o que de melhor se faz no mundo."

De facto, o sector agrícola atravessa uma situação de crise e de alguma indefinição, uma vez que são esperadas medidas mitigadoras pela Comissão Europeia e ainda não se assistiu a uma estabilização dos mercados, especialmente no caso do leite. Para a Eurodeputada "muitas vezes é aproveitada esta eventual falta de conhecimento e informação dos produtores para os responsabilizar pelos problemas do sector. Na minha opinião tal não é correcto, apesar de reconhecer que um agricultor com maiores qualificações/formação terá naturalmente uma maior resiliência, uma maior capacidade para enfrentar uma situação de crise, pois conseguirá utilizar todas as ferramentas e instrumentos disponíveis. Actualmente, a exigência dos tempos leva a que os agricultores sejam muitas vezes produtores, técnicos, gestores e comerciais, entre outras actividades".

A finalizar a sua intervenção, Sofia Ribeiro afirmou que "num país em que cerca de 50% dos agricultores têm a quarta classe, apenas 10% são licenciados e cerca de 85% tem idade igual ou superior a 55 anos, importa criar condições para inverter esta situação. é fundamental trazer mais jovens para o sector e rapidamente, pois estes terão muito a ganhar com os mais experientes através de uma aprendizagem não formal, no terreno, mas também com mais qualificações formais. Importa tornar este sector tão atractivo quanto o sucesso que tem demonstrado nos últimos anos. Só assim conseguiremos manter o excelente nível que a nossa agricultura tem demonstrado. Com esta iniciativa pretendi divulgar o excelente trabalho desenvolvido por todas estas entidades e perceber as suas principais dificuldades, para que possa apoiá-las, no âmbito das minhas funções".

 
Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho