Sofia Ribeiro: “Os Agricultores estão a pagar pelo Brexit”

Sofia Ribeiro: “Os Agricultores estão a pagar pelo Brexit”

A Eurodeputada Sofia Ribeiro mostrou-se “preocupada com a possível perda de autonomia do POSEI”, esta segunda-feira, 11 de junho. A Eurodeputada participava na reunião da Comissão Parlamentar da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que pretendeu debater a reforma da PAC e o seu financiamento pós-2020, e onde esteve presente o Comissário da Agricultura, Phil Hogan.

Sofia Ribeiro alertou que a integração das necessidades das Regiões Ultraperiféricas nos novos planos estratégicos dos Estados-membros, da responsabilidade dos Governos centrais, “pode por em causa, efetivamente, a autonomia do POSEI”, adiantando que esta proposta pode funcionar como um “Cavalo de Tróia” que pode, aos poucos, desagregar o POSEI. Para a Deputada Açoriana, “se temos um programa autónomo, temos de ter avaliações autónomas”, referiu.

A Social-democrata explicou ainda que as RUP estão a ser triplamente penalizadas no financiamento da PAC: “temos uma redução de 4% no POSEI, que vai contra a decisão desta casa, no relatório que fizemos, e depois de o próprio Presidente Juncker garantir que ia proteger esse pacote; nós temos um corte de 25% no desenvolvimento rural e temos também o aumento para 30% nas comparticipações no cofinanciamento dos Estados-Membros, sendo que há Estados-membros que não conseguem fazer isto”.

Recorde-se que o Comissário Phil Hogan irá visitar os Açores nos próximos dias 27 e 28 de junho, depois dos persistentes convites anuais feitos pela Eurodeputada Sofia Ribeiro.

A finalizar a intervenção no debate, a Eurodeputada ressalvou que “os agricultores já pagaram as crises de mercado, já pagaram pelo embargo russo, já pagaram pelos problemas com as quotas leiteiras e estão agora a pagar pelo Brexit”. “Os senhores quiseram satisfazer o Conselho, está na altura de satisfazer os agricultores europeus”, finalizou Sofia Ribeiro.