Sofia Ribeiro inicia roteiro pelas Autarquias Açorianas

Sofia Ribeiro inicia roteiro pelas Autarquias Açorianas

A Eurodeputada Sofia Ribeiro iniciou, na passada semana, o roteiro “Autarquias”, que a irá levar a percorrer todas as Câmaras Municipais dos Açores. Os executivos municipais da ilha de São Miguel foram os primeiros a receber a visita da Eurodeputada Social-democrata.

Sofia Ribeiro explicou que o objetivo primordial da iniciativa é “felicitar os eleitos pela confiança demonstrada pelos seus munícipes, e mostrar o apoio e colaboração  aos 19 executivos açorianos resultantes das últimas eleições de dia 1 de outubro, dentro das minhas competências ao nível do Parlamento Europeu”“Com  o Roteiro Autárquico pretendo fazer uma auscultação das preocupações dos municípios em início de mandato, ao mesmo tempo que me quero comprometer com uma maior proximidade e troca de informações que lhes possam ser úteis, desde logo dando a conhecer as orientações políticas para as Regiões Ultraperiféricas nos mais diversos setores, desde a agricultura e desenvolvimento rural, aos assuntos sociais e de emprego, passando pelo turismo e pela sustentabilidade ambiental, salientou a Eurodeputada.

Questionada sobre a primeira ronda de contactos, Sofia Ribeiro adiantou que “há algumas situações preocupantes, que passam pela baixa execução dos fundos europeus que estão alocados às autarquias, bem como a redução, um pouco arbitrária, dos programas ocupacionais, que como sabemos, apesar de geridos pelo Governo Regional, também são financiados por fundos europeus. Há outros assuntos igualmente relevantes, mas no final do Roteiro, farei uma comunicação sobre o mesmo”.

 “Iniciar um contacto ainda mais direto e próximo com autarquias, estreitar relações e estabelecer um diálogo institucional é uma das formas de aplicar aquele que tem sido o lema do meu mandato - Mais Açores na Europa”, realçou Sofia Ribeiro.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho