Sofia Ribeiro defende plataforma de denúncias para programas de estágio

Sofia Ribeiro defende plataforma de denúncias para programas de estágio

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu a necessidade de ser implementada uma plataforma de denúncias direcionada aos jovens que se encontrem em programas de estágio. Esta terça-feira, 27 de março, foi aprovado, na Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, o Relatório que discute a execução da Estratégia da União Europeia para a Juventude, onde Sofia Ribeiro foi relatora por parte do Partido Popular Europeu (PPE), num trabalho em colaboração com a JSD Açores.

Esta plataforma”, explicou a Eurodeputada, “serve como espaço onde os jovens podem dar sugestões e esclarecer dúvidas em relação aos programas que desenvolvem, bem como denunciar, sob anonimato, infrações por parte das entidades promotoras dos programas”.

No documento, a Social-democrata alertou para a tentativa de “subversão na implementação de muitos dos programas incluídos na Estratégia da UE para a juventude, colocando, muitas vezes, os jovens em situações precárias”. Para isso, Sofia Ribeiro reiterou a necessidade de se “reforçarem as medidas de fiscalização e monitorização desses mesmos programas no terreno, através da criação de um mecanismo independente, com recursos humanos próprios, afetos à Comissão Europeia”.

Sofia Ribeiro sublinhou ainda “a necessidade de se clarificarem as metas e garantir a transparência nos resultados da Estratégia para a Juventude”, sugerindo que se definam os objetivos a alcançar pela Estratégia, e que estes possam ser medidos quantitativamente”.

Também no documento, Sofia Ribeiro alertou para a realidade dos jovens provenientes das Regiões Ultraperiféricas, como os Açores, “com especificidades muitas vezes impeditivas do aproveitamento de programas como Erasmus+, Iniciativa para o Emprego dos Jovens e Erasmus para jovens empreendedores”. A Social-democrata pediu, inclusivamente, à Comissão Europeia, que apostasse na promoção deste último programa junto das Câmaras do Comércio, Empresas e Jovens, não descurando o setor primário de atividade.

O documento aprovado na Comissão do Emprego segue agora para votação final na Sessão Plenária de Estrasburgo.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho