Sofia Ribeiro defende mais ambição na União Europeia

Sofia Ribeiro defende mais ambição na União Europeia

A Eurodeputada Sofia Ribeiro interveio esta terça-feira em sessão plenária, em Estrasburgo, na qualidade de relatora do maior grupo político, o Partido Popular Europeu, em matérias de emprego e assuntos sociais para a Análise Anual de Crescimento para 2017, primeira fase do Semestre Europeu. Neste debate conjunto, que contou com a presença de Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sofia Ribeiro deu "nota positiva" aos níveis de crescimento que se verificam em todos os países da União Europeia.

Na sua intervenção, a Eurodeputada, congratulou os resultados obtidos através das prioridades definidas no processo do Semestre Europeu, traduzidas em maiores níveis de crescimento na União Europeia, assim como a diminuição de taxas de desemprego e desemprego jovem. No entanto, acautelou que esta satisfação não pode dar lugar a qualquer tipo de acomodação. Para além de continuarmos a prosseguir estes objectivos, temos de desenvolver políticas ambiciosas que se traduzam em maior coesão social e no reforço da sustentação económica da União Europeia e dos seus Estados-Membros, potenciando a nossa autonomia relativamente a possíveis choques externos que venham a surgir”.

A aposta no capital humano, a adequação das competências dos trabalhadores às necessidades das empresas, a inclusão de minorias, o envolvimento da economia social, uma abordagem individualizada dos desempregados europeus, em especial os de longa-duração, assim como o apoio à formação e a mecanismos de reintegração profissional, são para Sofia Ribeiro medidas que devem suportar esta “ambição” europeia. Para a deputada social-democrata são necessárias “políticas que se sustentem no triângulo virtuoso do investimento (que traga retorno económico e social), da definição de reformas estruturais (que garantam a sustentação do modelo económico-social europeu) e da consolidação fiscal, garantindo um futuro decente para as futuras gerações”.

Sofia Ribeiro terminou a sua intervenção alertando: “Por muito tentador que seja focarmo-nos nos resultados actuais, temos de ser capazes de perspetivar o futuro. Por mais que sejamos politicamente tentados a dar respostas positivas momentâneas, temos o dever de garantir o modelo de desenvolvimento social que caracteriza a União Europeia e os seus Estados-Membros”.

Nesta sessão, a Eurodeputada viu este relatório sobre os Aspectos Sociais e de Emprego da Análise Anual de Crescimento para 2017 ser aprovado pelo Parlamento Europeu. Relembre-se que esta é a terceira vez que Sofia Ribeiro está envolvida na elaboração e negociação deste importante documento, como relatora do Parlamento Europeu em 2016 e como relatora do Partido Popular Europeu, maior Grupo Político do Parlamento Europeu, em 2015 e 2017.