Sofia Ribeiro defende compensações para os agricultores que vendam abaixo do custo de produção

Sofia Ribeiro defende compensações para os agricultores que vendam abaixo do custo de produção

A eurodeputada Sofia Ribeiro apresentou medidas para enfrentar e resolver a crise no setor do leite, hoje, na sessão Plenária no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde esteve presente Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

"A crise está instalada na União Europeia, mas nos Açores nós enfrentamos uma verdadeira catástrofe", afirmou Sofia Ribeiro no início da sua intervenção, explicando que "60% dos produtores [da região] estão em falência técnica".

 

Para a Eurodeputada é necessário cumprir com o artigo 349º do tratado de funcionamento da União Europeia e "apoiar as Regiões Ultraperiféricas, em especial os Açores". Este artigo da Carta dos Direitos Fundamentais prevê a adoção de medidas específicas para as RUP pelas suas condições de insularidade; pelo afastamento do continente europeu e pequena superfície; pelo relevo e clima difíceis; e pela sua dependência económica em relação a um pequeno número de produtos.

 

Para enfrentar a crise no setor, Sofia Ribeiro propôs três medidas estratégicas que passam por "um controlo obrigatório e global da oferta em situação de excesso de produção e de ruptura de mercados"; "uma compensação aos produtores quando o preço que lhes é pago, for inferior aos custos de produção"; e por fim, a criação de uma campanha europeia de estímulo ao consumo de leite, uma vez que, na União Europeia e a nível globalizado, o consumo de leite está a diminuir".

 

A finalizar a sua intervenção, a Eurodeputada do PSD concluiu "Senhor Comissário, as respostas que nós estamos a dar não são suficientes. Precisamos de mais Europa, precisamos de mais coesão, precisamos de mais solidariedade, precisamos de uma Europa que proteja os mais desfavorecidos".

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho