Sofia Ribeiro congratula-se com a presença de delegação dos Açores em Bruxelas

Sofia Ribeiro congratula-se com a presença de delegação dos Açores em Bruxelas

Decorreu esta manhã, em Bruxelas, uma sessão informativa sobre o programa de promoção e informação de produtos agrícolas “Enjoy, It´s from Europe”, por parte da Comissão Europeia, que contou com a presença da Eurodeputada Sofia Ribeiro e de uma delegação do sector dos Açores, com o objectivo de avaliar a possibilidade de realizar uma candidatura a este importante programa.

A Eurodeputada Sofia Ribeiro considerou “muito importante a presença desta comitiva, pois como tenho vindo a alertar, ainda antes de tomar posse, este programa tem disponíveis muitos milhões de euros para a promoção dos produtos agrícolas, no mercado interno e externo da União Europeia, ao qual a maior parte dos Estados-Membros se candidatam, mas que infelizmente a Região não o faz, com prejuízo para o sector agrícola e da nossa indústria agroalimentar”. De facto, o programa conta com um financiamento para o ano de 2017 de 123 milhões de euros, cabendo ao sector do leite, lacticínios e carne de suíno o montante de 12,8 milhões de euros. No evento, Sofia Ribeiro interveio, cumprimentando a delegação dos Açores e questionando a Comissão se entidades que incluam a participação do Governo Regional se podem candidatar a este importante programa. Segundo a Eurodeputada “há a confirmação desta abertura para as candidaturas de entidades em que participe o Governo Regional, desde que as mesmas tenham a promoção e/ou a comercialização dos produtos agrícolas como objeto nos seus estatutos e cumpram os demais requisitos.”

A finalizar as suas declarações, Sofia Ribeiro defendeu que “há que elogiar esta abertura por parte do Governo Regional, que veio ao encontro do que tenho defendido, criando assim mais oportunidades de escoamento dos nossos produtos, abrindo novos mercados e melhorando as condições dos nossos agricultores e de toda a fileira. Foi de facto muito bom poder ver aqui uma delegação muito interessante da nossa Região. Há um reflexo positivo do meu trabalho que espero que se materialize numa primeira candidatura com sucesso.”