Sofia Ribeiro anuncia iniciativa para a Diáspora Açoriana

Sofia Ribeiro anuncia iniciativa para a Diáspora Açoriana

A Eurodeputada Sofia Ribeiro lançou esta sexta-feira um programa de estágios no seu gabinete no Parlamento Europeu, para jovens emigrantes dos Estados Unidos e Canadá. O projeto-piloto foi anunciado na Casa dos Açores do Ontário, no âmbito de uma jornada de trabalho junto da Diáspora Açoriana em Toronto.

“Esta é uma iniciativa que pretende estreitar relações entre a União Europeia e os Estados Unidos e Canadá, aproveitando a capacidade, a experiência e as competências dos jovens emigrantes”, afirmou Sofia Ribeiro. A Eurodeputada explicou que, no seu gabinete, “já existiam três modalidades de estágio que aproveitavam a excelência do saber Açoriano – agora essa excelência é alargada aos Estados Unidos e Canadá, onde aproveitamos para importar as competências levadas pela emigração”. 

“Este é um protocolo que se inicia com a Casa dos Açores do Ontário e com a comunidade emigrante no Canadá, mas o objetivo é, depois de concluída esta primeira fase, alargar o projeto também à comunidade emigrante nos Estados Unidos da América”, explicou Sofia Ribeiro.

O encontro com a Comunidade Açoriana realizou-se no âmbito da apresentação do manual Oportunidades Europeias para os Emigrantes dos EUA e Canadá, uma iniciativa da Deputada Social-democrata. “A Comissão Europeia tem ao dispor de todos os seus cidadãos vários programas que pretendem ajudar no desenvolvimento de competências, na criação e na procura de emprego, bem como no apoio à inovação e investigação − reduzindo, com isto, a pobreza e a exclusão social e dinamizando o empreendedorismo e a criação de empresas”, afirmou. “Esta deslocação a Toronto pretendeu lembrar os nossos emigrantes que podem usufruir dessas vantagens, se beneficiarem da dupla nacionalidade”, explicou. “Ao adquirir a cidadania Portuguesa estão a adquirir em simultâneo a cidadania europeia e a possibilidade de usufruir de todas as mais-valias inerentes a elas”.  

A eurodeputada que faz parte das Delegações UE-Canadá e UE-EUA do Parlamento Europeu pretende agora, e depois de ter apresentado a publicação em Toronto, deslocar-se aos Estados Unidos para mais uma jornada de trabalho.

Da visita ao Canadá constaram ainda uma rede variada de contactos com entidades e associações representativas da comunidade Açoriana, como é o caso do Centro Comunitário e Cultural “Graciosa” e a delegação do PSD em Toronto, bem como uma série de visitas a órgãos de comunicação social locais.

“Esta é uma forma de estarmos em permanente contacto, de não perdermos a nossa ligação, e de mostrarmos, essencialmente, a nossa completa disponibilidade de cooperação entre ambas as partes”, finalizou Sofia Ribeiro.