Schengen e segurança: Parlamento Europeu quer avaliação rigorosa

Schengen e segurança: Parlamento Europeu quer avaliação rigorosa

A Task Force do Parlamento Europeu para as Fronteiras, presidida por Carlos Coelho, reuniu hoje com a Presidência Maltesa do Conselho para discutir o prolongamento dos controlos nas fronteiras internas de cinco Estados-Membros.

Carlos Coelho notou que "o resultado do trabalho da Task Force já se está a fazer sentir: o Conselho e a Comissão começam a cumprir melhor a sua obrigação de informar este Parlamento, enviando finalmente os documentos a que são obrigados; Bem assim, os Estados-Membros vão começar a informar este grupo sobre as avaliações feitas aos Estados-Membros”.

O Social-democrata continuou, sublinhando que "ainda muito está por fazer. Não dispomos de dados suficientes para avaliar os controlos na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega. Qual é o impacto na vida dos cidadãos? Qual é o impacto na economia? Será que menos Schengen se traduz em mais segurança? Para preservar Schengen, precisamos de ter acesso aos dados que os Estados-Membros estão já a transmitir à Comissão Europeia ".

O Deputado do PSD concluiu dirigindo-se ao Conselho: "todas as instituições têm de ser responsáveis. Não podemos tratar o maior sucesso da construção europeia com leviandade. É por isso que precisamos de mais informação ".