"Salvar Vidas" com o sistema eCall: Carlos Coelho reúne com Comissão e Conselho

"Salvar Vidas" com o sistema eCall: Carlos Coelho reúne com Comissão e Conselho

O eurodeputado Carlos Coelho participou hoje à tarde, em Bruxelas, em representação do PPE no primeiro trílogo informal sobre o sistema "eCall".

O Parlamento Europeu quer a implementação urgente do sistema "eCall", que liga automaticamente para os serviços de emergência em caso de acidente grave operacional em todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros a partir de outubro de 2015.

Esta tecnologia ligaria para o número 112 para alertar os serviços de emergência, permitindo uma assistência mais rápida e reduzindo o número de mortes e ferimentos graves nas estradas europeias.

Carlos Coelho considera de extrema importância que sejam sanadas, o mais rápido possível, as divergências entre a posição do Parlamento Europeu e as do Conselho (que representa o interesse dos Estados-Membros) relativamente a pontos específicos do Regulamento, e afirmou "que quando se trata de salvar vidas humanas o processo legislativo não se pode atrasar com minudências burocráticas" Em questão na discussão estão pontos sensíveis, tais como:

- a coexistência do serviço interoperável "eCall" baseado no 112 e os sistemas de "eCall" privados;

- a existência de uma plataforma livre de acesso;

- as regras em matéria de privacidade e protecção de dados;

- a data de entrada em vigor da legislação;

- a extensão a outras categorias de veículos.

Carlos Coelho, Membro efectivo da Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos consumidores foi nomeado no início desta legislatura Relator Sombra do Relatório sobre a implantação do sistema "eCall" de bordo em veículos.

O mandato negocial foi aprovado esta manhã na Comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores para encetar as negociações com o Conselho de modo a concluir o processo legislativo até ao final do ano de 2014.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho