Reconhecimento de qualificações e mobilidade para os profissionais de educação física

Reconhecimento de qualificações e mobilidade para os profissionais de educação física

Carlos Coelho subscreveu uma Declaração Parlamentar Escrita sobre a promoção da mobilidade laboral dos profissionais de educação física pelo reconhecimento das suas competências e qualificações, na sequência de um apelo da "Europe Active".

As dificuldades persistentes relacionadas com o reconhecimento das competências e qualificações constituem um obstáculo significativo ao emprego e à mobilidade de muitos profissionais de educação física na Europa.

Para o conjunto de subscritores estas barreiras não vão ao encontro da estratégia Europa 2020 que promove uma agenda para novas competências e empregos, de forma a adequar melhor a oferta e a procura de trabalho, nomeadamente através da mobilidade dos trabalhadores.

Os eurodeputados instam a Comissão Europeia "a incentivar os Estados-Membros a ter em devida conta os resultados do trabalho do grupo de referência pertinente da Classificação Europeia das Competências/Aptidões, Qualificações e Profissões, que determinou as principais profissões e competências dos profissionais de educação física".

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.