Rancho Folclórico do Livramento actua em Bruxelas

Rancho Folclórico do Livramento actua em Bruxelas

No âmbito da iniciativa da Eurodeputada Sofia Ribeiro, denominada de “Azorean colours” em que pretendeu desenvolver uma semana cultural dos Açores em Bruxelas, mais especificamente no Parlamento Europeu, o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, foi o grupo convidado para demonstrar o folclore Açoriano, bem como os nossos trajes típicos. Segundo Sofia Ribeiro “era importante também dar a conhecer esta vertente da nossa cultura, através do nosso folclore, mas também a nossa indumentária tradicional, os trajes que fazem parte da nossa memória colectiva e são uma herança cultural riquíssima”.

O Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento é uma das associações com maior notoriedade no concelho de Ponta Delgada, que conta já com vinte e quatro anos de idade e tem efectuado a recolha dos cantares tradicionais dos Açores, contribuindo para a sua preservação e divulgação, através das suas actuações em São Miguel, noutras ilhas dos Açores, no continente português, e agora também em Bruxelas. Segundo Sofia Ribeiro “foi impressionante ver a quantidade de pessoas que mostraram curiosidade pelos nossos trajes, mas também que assistiram às actuações do grupo, que decorreram em locais muito emblemáticos de Bruxelas, nomeadamente no coração das instituições europeias - a praça Simone Veil em frente ao Parlamento, e na Grand Place, praça emblemática no centro da cidade de Bruxelas.” 

A finalizar as suas declarações, Sofia Ribeiro afirmou que “no ano em que  este grupo celebra as bodas de prata, associei-me a esta importante data, convidando-os a actuar em Bruxelas. É um grupo muito jovem,  o que mostra que as nossas tradições e cantares tradicionais serão perpetuados por muitos anos. Estou de facto muito orgulhosa por terem sido um sucesso as actuações do grupo e por finalizar esta “semana cultural dos Açores no Parlamento Europeu” com uma diversidade tão grande e de enorme qualidade, de manifestações culturais Açorianas, que nos deve orgulhar a todos”.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho