Processo de Paz no Médio Oriente: "Chegou a altura da Comunidade Internacional dizer Basta!", Mário David MPE

Processo de Paz no Médio Oriente: "Chegou a altura da Comunidade Internacional dizer Basta!", Mário David MPE

Mário David, que também é o Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque, afirmou ainda que as medidas unilaterais tomadas por ambas as partes "não têm contribuído de forma alguma para um desanuviar das tensões na Região e muito menos para a busca efectiva de uma vida para dois povos que têm o direito de viver harmoniosamente em Paz, Segurança e com dignidade".

 

O eurodeputado português considera por isso que "chegou a altura da Europa e da Liga Árabe impulsionarem a busca duma solução duradoura! Com sensatez! Apresentando soluções viáveis! Sem demoras e com prazos limites!", concluindo que "é evidente que os Estados Unidos e a Rússia já não fazem parte da solução!".

 

E no seguimento das 4 ideias que avançou há duas semanas no debate em Plenário sobre a mesma matéria, Mário David avançou com as seguintes propostas:

 

"Comecemos por Jerusalém. Porque não recuperar a ideia inicial de um 'Corpus separatum' administrado pela ONU? E que funcione como capital dos dois Estados?

 

Fronteiras. Comecemos pelas de 1967. Troquem-se parcelas de território quando possível e coerente. Cuide-se da defesa de Israel, assunto obviamente incontornável para o povo Judeu... Por exemplo, através da colocação de capacetes azuis com americanos, europeus e islamistas junto ao Jordão.

 

Refugiados. Existem, são cerca de 4,8 milhões e têm o direito à sua dignidade. A um futuro ligado a uma terra, de preferência sua. Mas não são exclusivamente um problema Israelita. Nem Palestiniano. É também nosso! E dos países árabes vizinhos, da comunidade árabe em geral, mas também da Europa e da restante comunidade internacional.

 

Colonatos. Tem que acabar a sua expansão. E isto não é negociável! O anúncio hoje da construção de 1200 novas casas em Jerusalém Oriental traduz hipocrisia e má-fé!"

 

E concluiu sublinhando que "acima de tudo, queremos negociações de boa fé, empenhadas, com uma data limite para a sua conclusão, a partir da qual a comunidade internacional, para manter a sua credibilidade, terá que ter outra atitude!"

  

Entrevista ao Eurodeputado Mário David no programa "Mais Europa" da RTP-N sobre o mesmo tema, neste link: http://www.rtp.pt/blogs/programas/maiseuropa/?k=Mais-Europa-de-2011-09-11.rtp&post=18099