“Pela Nossa Terra – Minho 2018” Um desafio à reflexão sobre o futuro da União Europeia e da região

“Pela Nossa Terra – Minho 2018” Um desafio à reflexão sobre o futuro da União Europeia e da região

Apresentação da publicação da autoria do eurodeputado José Manuel Fernandes: sexta-feira, 9 de março, às 18h00, no Auditório do Hospital S. José, em Arcos de Valdevez

A vila de Arcos de Valdevez acolhe na próxima sexta-feira a cerimónia de apresentação da publicação “Pela Nossa Terra – Minho 2018”, da autoria do eurodeputado José Manuel Fernandes.

O evento, agendado para as 18h00, no auditório do Hospital S. José, conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, e do líder no Partido Social Democrata, Rui Rio.

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, assumirá a apresentação da obra, com cerca de 280 páginas e cujo conteúdo apresenta informação sobre a atualidade da União Europeia e diversos aspetos da realidade regional, incluindo os municípios e as freguesias dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Na publicação, José Manuel Fernandes deixa um desafio aos leitores para “uma reflexão” sobre o contexto da UE neste mundo global e os cinco cenários apontados pela Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker para o futuro desta construção europeia, com 27 Estados-Membros, face à saída do Reino Unido.

Como coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, o autor partilha as “preocupações e expectativas quanto ao futuro financiamento da União Europeia”, numa altura em que as instituições europeias estão a trabalhar na definição do próximo Quadro Financeiro Plurianual – Fundos e Programas pós-2020.

Relativamente ao orçamento europeu deste ano, José Manuel Fernandes destaca o reforço de financiamento para o crescimento, investigação e inovação, o apoio aos jovens agricultores, ao emprego jovem e às PME.

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o chamado ‘Plano Juncker’ – para o qual o eurodeputado cumpre a função de negociador do Parlamento Europeu –, merece uma referência especial nesta publicação, com “informação sobre este instrumento que se tem revelado um verdadeiro sucesso para a dinamização da economia europeia e que representa uma oportunidade para Portugal”.

Compromisso de proximidade

Esta é a oitava edição das publicações “Pela Nossa Terra - Minho”, numa série iniciada em 2011. Como explica José Manuel Fernandes na introdução da obra, trata-se de uma iniciativa enquadrada no “compromisso de proximidade, de defensor e promotor da região, enquanto deputado ao Parlamento Europeu”.

“Como sempre, procuro incentivar à reflexão e ao debate, abordando a realidade regional e europeia onde estamos integrados”, justifica o eurodeputado.

Na abordagem à região, José Manuel Fernandes volta a evidenciar as preocupações com a evolução negativa da demografia, tanto ao nível de nascimentos como do saldo migratório, com impacto transversal nos municípios.

Como aconteceu já nas edições anteriores, a obra “Pela Nossa Terra – Minho 2018” dedica espaço aos autarcas da região, incluindo presidentes de Câmara e Assembleia Municipal, vereadores e todos os presidentes de Junta eleitos em 2017 nas freguesias dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Na área de agenda regional desta publicação, são ainda reeditadas datas previstas para eventos, festas e romarias da região e pensamentos diários, a par de um espaço dedicado à partilha de conteúdos da publicação “60 boas razões para a existência da UE – Por que motivos precisamos da União Europeia”, editado pela Comissão Europeia.