Parlamento Europeu discute Economia do Mar e Turismo

Parlamento Europeu discute Economia do Mar e Turismo

A Eurodeputada Claudia Monteiro de Aguiar, do PSD, promove amanhã terça-feira, dia 14 de Abril, pelas 11h00, na sala ASP 3F383 do Parlamento Europeu, uma mesa redonda sobre a "Economia Azul", Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, Arnau Queralt, Presidente do Grupo de Trabalho do Mar do European Environment and Sustainable Development Advisory Councils e Kate Sanderson, Chefe de Missão das Ilhas Faroé na União Europeia.

Num momento em que Portugal apresentou às Nações Unidas a proposta para a extensão da sua Zona Económica Exclusiva e em que Espanha acaba por retirar a sua contestação às pretensões lusas, é reconhecido por todos que a Economia Azul assume uma importância estratégica para o futuro do país. É assim fundamental sensibilizar os parceiros europeus para a importância de existir uma aposta crescente na Economia Azul, nomeadamente nas áreas económicas ligadas ao mar, como é o caso da aquacultura, energia eólica off.shore, construção naval, turismo náutico ou competitividade dos portos.

Nesta conferência, participarão Membros do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, Deputados à Assembleia da República, Conselheiros dos Governos Nacionais, Empresários e ONGs de diversos países da União Europeia, pretendendo-se assim trabalhar em conjunto para dinamizar o crescimento e o emprego no sector da Economia Azul.

Já à tarde irá haver uma audição pública sobre Turismo que terá lugar na Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, na qual a Deputada é Membro Efectivo, na sala JAN 4Q1, a partir das 15h onde o Secretário de Estado, Manuel Pinto de Abreu, irá abordar a temática do "Potencial do Turismo Costeiro e marítimo".

Na audição pública pretende-se abordar temáticas fundamentais para o Turismo em todo o espaço europeu, tais como a possível criação de uma Marca única Europeia, de promoção da Europa nos Países Terceiros, dinamização conjunta do Turismo em todos os Estados-Membros, o novo modelo de economia partilhada, a sustentabilidade dos destinos turísticos e a estratégia para o turismo costeiro e marítimo. Importa frisar que o Turismo assume uma importância estratégica para Portugal e tem sido um dos motores do crescimento do país nos últimos meses, sendo importante colocar este ponto na agenda política da União Europeia, para que haja um trabalho articulado de reforço desta actividade económica.

A Deputada é relatora do PPE para a "Investigação e Inovação na Economia Azul", para os "Desafios e oportunidades no Turismo" e para "A facilitação dos vistos Schengen para turistas", pretendendo assim reunir opiniões dos diversos agentes que trabalham nos sectores em causa.