Parlamento Europeu aprova Programa Erasmus 1º Emprego por proposta do PSD

Parlamento Europeu aprova Programa Erasmus 1º Emprego por proposta do PSD

Na votação do Orçamento Geral da UE que teve lugar esta manhã foi aprovada uma alteração (ver em anexo) proposta pelo PSD que integra pela primeira vez numa posição oficial do Parlamento Europeu a proposta do PSD  que prevê a criação de um Programa Erasmus 1ºEmprego.

Durante a campanha eleitoral para as eleições ao Parlamento Europeu que tiveram lugar no passado mês de Junho, os candidatos do PSD assumiram como prioridade lutar pela criação de um Programa semelhante ao Erasmus destinado aos jovens europeus à procura do seu 1º emprego.

O Chefe da Delegação Portuguesa, Deputado Paulo Rangel, que lançou a ideia na pré-campanha eleitoral e que depois foi introduzida no manifesto eleitoral, afirma :" Pouco tempo depois de termos apresentado a nossa proposta aos portugueses - durante a campanha eleitoral -demos agora um novo passo ao conseguirmos que o Parlamento Europeu aprovasse a ideia de criar um programa europeu para o primeiro emprego semelhante ao Erasmus e que seja destinado a todos os jovens dos 27. A ideia é em primeiro lugar alargar o conceito do Erasmus aos jovens que não têm formação superior, mas também estimular a mobilidade e a criação de emprego. O passo que demos esta semana ao conseguirmos que o Parlamento Europeu aprovasse a nossa proposta no âmbito do orçamento da UE para 2010, constitui uma grande vitória"

Paulo Rangel dedica esta vitória a "todos os jovens europeus e em particular aos jovens portugueses à procura do seu primeiro emprego"

 Veja aqui o texto da proposta eleitoral (ver ponto 5)

Foi na sequência da apresentação da proposta de criação  do programa Erasmus para o primeiro emprego que o antigo Ministro Manuel Pinho lançou a célebre controvérsia da "papa-maizena". Com a subida a Plenário da proposta do PSD subscrita pelo PPE   ficou finalmente demonstrado que se trata de uma ideia inovadora ao nível europeu, ao contrário do que o ministro socialista  Manuel Pinho e Basílio Horta defenderam.

José Manuel Fernandes, Relator do PPE para o Orçamento afirmou acerca do Orçamento que:"os compromissos que assumimos com os Portugueses vão ser todos cumpridos como prova esta emenda. Esta proposta é extremamente importante para ajudar a resolver o problema do primeiro emprego para os jovens que se tem agravado com a crise económica." 

Por seu lado, a Deputada Maria da Graça Carvalho lembrou que"o desemprego jovem é um problema que afecta a Europa. Em Portugal existem cerca de 100 mil jovens desempregados, dos quais  42 800 são licenciados. Propomos que o programa ERASMUS, que tão bem sucedido tem sido na promoção da mobilidade de estudantes, inclua também como objectivo a promoção do primeiro emprego".