Mário David propõe ensino de disciplina de Estudos Europeus no final do ensino Secundário

Mário David propõe ensino de disciplina de Estudos Europeus no final do ensino Secundário

Na sua intervenção, o Eurodeputado português começou por "saudar o histórico e amplo  resultado do referendo na Irlanda" e realçou o papel "decisivo que o Fine Gael e o seu líder e próximo Primeiro Ministro da Irlanda, Enda Kenny, tiveram ao assumir a liderança deste processo."

Mário David lembrou que em todo este processo "ficou bem patente a necessidade de aproximar muito mais a União Europeia dos seus cidadãos. São eles, somos todos nós, os destinatários principais de toda a acção da União." Na sua opinião é fundamental que "todos estejam conscientes do impacto e benefícios que a Europa tem diariamente nas nossas vidas."

Segundo Mário David, a Europa é "o nosso espaço vital. O que é bom para a Europa é bom para cada Estado Membro, é bom para os seus cidadãos. É seguramente o caso do Tratado de Lisboa."

De seguida, o Eurodeputado português, dirigindo-se ao Presidente Buzek, fez ao Plenário uma proposta concreta dirigida às futuras gerações: "considerando o deficit de informação sobre os valores, as competências, objectivos e modo de funcionamento da União Europeia, o Parlamento Europeu deveria propor, no fim da escolaridade obrigatória em cada Estado Membro, uma nova disciplina de "Estudos Europeus" de carácter obrigatório " afirmou Mário David.

Para o Vice-Presidente do PPE, desta forma objectiva, verdadeira e concreta "os jovens europeus ficarão a saber efectivamente os nossos princípios, quem somos, o que fazemos e para onde queremos ir".