Mário David encontra-se com Enviado Especial de Obama para o Médio Oriente

Mário David encontra-se com Enviado Especial de Obama para o Médio Oriente

O Eurodeputado PSD Mário David, Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para os Países do Maxereque (Egipto, Jordânia, Líbano e Síria), teve hoje, em Bruxelas, um encontro com o Senador George Mitchell, Enviado Especial do Presidente Obama para o Médio Oriente (na fotografia com Benjamin Netanyahu). ´

No final do encontro, Mário David reafirmou o empenhamento da União Europeia numa solução "baseada na existência de 2 Estados: um Estado de Israel reconhecido por toda a comunidade internacional e com plenas garantias de segurança; e um Estado Palestiniano dotado de infra-estruturas institucionais e económicasque o garantam como viável. Ambos com a capital em Jerusalém."

Entre outros temas abordados destacam-se: a capacidade dos interlocutores de fazer respeitar as eventuais conclusões do processo negocial; a interferência de Estados terceiros, nomeadamente o Irão, visando fazer perdurar a desestabilização da região, com os reflexos negativos à escala mundial; o problema do retorno dos refugiados palestinianos e a reconstrução da Faixa de Gaza.

Mário David sublinhou também o significado encorajador da moratória relativamente à construção de novos colonatos decidida pelo Governo de Israel e a necessidade de, em paralelo, serem firmados Acordos de Paz entre Israel e o Líbano e a Síria.

Depois deste encontro, que decorreu no Parlamento Europeu, o Senador Mitchell partiu para nova ronda de negociações no Médio Oriente que se prolongarão pelas próximas duas semanas.