Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição dos Açores no Parlamento Europeu

Marcelo Rebelo de Sousa visita exposição dos Açores no Parlamento Europeu

O Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a exposição “Azorean Colours”, que esteve patente no Parlamento Europeu e que foi promovida pela Eurodeputada Sofia Ribeiro, tendo ficado muito interessado pelas obras apresentadas.

No âmbito da semana de celebração do 60º aniversário do Tratado de Roma, o Presidente da Republica Portuguesa deslocou-se a Bruxelas e realizou uma série de reuniões com os Eurodeputados, Presidente do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, de modo a reafirmar o compromisso de Portugal com o Projecto Europeu. Após a reunião com os Eurodeputados portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa, a convite da Eurodeputada Sofia Ribeiro, visitou a exposição dos Açores nesta instituição.

Segundo a Eurodeputada, “após ter conhecimento da vinda do Senhor Presidente ao Parlamento Europeu, imediatamente envidei esforços para que ele pudesse visitar a exposição da escola de pintura do artista Martim Cymbron, no âmbito da iniciativa que promovi, convite que aceitou prontamente, honrando-nos com a sua presença”.

De facto, após a reunião com os Eurodeputados portugueses na simbólica sala “Francisco Lucas Pires” do Parlamento Europeu, esperavam o Presidente dezenas de pessoas junto da exposição dos Açores, para tirarem algumas fotografias, entre as quais as famosas “selfies presidenciais”, bem como os artistas responsáveis pela exposição. Marcelo Rebelo de Sousa ouviu a descrição e explicação de cada um dos quadros por Martim Cymbron, tendo ainda sido presenteado com um quadro da sua autoria, representando as tradicionais hortências dos Açores, um livro de fotografias das paisagens de São Miguel da autoria de Urbano Cordeiro e o último trabalho discográfico do músico e compositor Açoriano Horácio Medeiros.

A finalizar as suas declarações, Sofia Ribeiro considerou ter sido “extremamente importante a presença do Senhor Presidente, pela honra e ajuda que nos deu na promoção da nossa Região, neste caso, também através da cultura. Foi o encerramento com chave de ouro da exposição, pois para além de contar com os artistas, com o Rancho Folclórico do Livramento, do chá da Gorreana, das queijadas de Vila Franca e de figuras tão distintas representando o Parlamento, a Comissão e a Representação Permanente de Portugal em Bruxelas, a presença do Senhor Presidente da Republica foi o que mais poderíamos desejar para culminar esta grande acção de promoção dos Açores no Parlamento Europeu”.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho