Líderes da Igreja Católica Portuguesa visitam as Instituições Europeias a convite do Eurodeputado Mário David

Líderes da Igreja Católica Portuguesa visitam as Instituições Europeias a convite do Eurodeputado Mário David

 

Nos próximos dias 23 a 25 de Fevereiro, uma delegação representativa da Igreja Católica em Portugal, encabeçada por Sua Excelência Reverendíssima, Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, com Bispos de várias Dioceses e líderes de organizações ligadas à Igreja Católica em diversas áreas, visitarão as Instituições Europeias, a convite do Deputado ao Parlamento Europeu do PSD e Vice Presidente do PPE, Mário David.

Os mais altos responsáveis da Igreja Católica em Portugal terão a oportunidade de assistir a uma sessão plenária do Parlamento Europeu, reunir em privado com Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, e Joseph Daul, Presidente do Grupo Parlamentar do PPE e participar numa sessão para a qual serão convidados todos os Deputados Portugueses ao Parlamento Europeu. Um encontro com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso fará igualmente parte da agenda que oportunamente será divulgada.

Mário David, salienta que a “Igreja Católica em Portugale os seus mais altos responsáveis, pelo papel particularmente relevante que desempenham na vida do nosso País, devem ser parceiros ouvidos e activos no processo de construção Europeia” e que “Portugal, que todos defendemos deve ser um Estado laico, não pode negar que a larguíssima maioria da sua população é Católica, e portanto o dialogo com a Igreja é essencial e deve ser cada vez mais aprofundado”.

Mário Davidrelembra mesmo que “o Partido Popular Europeu (de que é Vice-Presidente) organiza e promove activamente encontros com os mais altos responsáveis das diversas Igrejas Cristãs, sobre temas tão variados como a Construção Europeia, a Sociedade de Valores ou o Ecumenismo”.

Num ano particularmente importante para a Igreja em Portugal, com a visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, Mário David espera “que lançando mais esta ponte de diálogo e abertura, e conscientes das diferentes responsabilidades de cada um, líderes políticos e religiosos possam dialogar e constatar que juntos podem contribuir para uma sociedade melhor”.