José Manuel Fernandes participa na reunião do Conselho Geral e Direção da CIP

José Manuel Fernandes participa na reunião do Conselho Geral e Direção da CIP

O Eurodeputado José Manuel Fernandes esteve presente na reunião do Conselho Geral e Direção da CIP do passado dia 3 de novembro. O propósito da sua presença foi realizar uma breve discussão sobre o processo de revisão do Plano de Investimento para a Europa (“Plano Juncker”), do qual José Manuel Fernandes é relator, bem como debater aspectos relacionados com o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

O Plano de Investimento para a Europa visa mobilizar pelo menos 315 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados ao longo de um período de três anos. Tem como objetivos principais estimular o investimento, aumentar a competitividade e apoiar o crescimento económico da UE a longo prazo.

Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) é o elemento essencial do Plano de Investimento para a Europa, destinado a estimular o crescimento económico e a competitividade a longo prazo. Visa contribuir para a utilização de financiamento público, inclusive do orçamento da UE, a fim de mobilizar investimento privado. O fundo é gerido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) como uma conta separada. Foi instituído pelo regulamento que cria o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, a Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento e o Portal Europeu de Projetos de Investimento.

Fonte: www.cip.org.pt