José Manuel Fernandes nomeado para deputado europeu do ano

José Manuel Fernandes nomeado para deputado europeu do ano

O Eurodeputado José Manuel Fernandes está nomeado para os ‘MEP Awards’, prémio que distingue os melhores deputados ao Parlamento Europeu no exercício de 2015. José Manuel Fernandes integra o painel dos três selecionados para a categoria de ‘Assuntos Económicos e Monetários’.

Coordenador do PPE na comissão dos orçamentos, José Manuel Fernandes destacou-se em 2015 pelo trabalho enquanto relator do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos – FEIE, também conhecido por “Plano Juncker” – e responsável pela elaboração e negociação do “Orçamento Geral da União Europeia para 2016”. São dois dossiês com influência determinante no funcionamento da União Europeia e nos esforços para o desenvolvimento económico e social.

José Manuel Fernandes contextualiza a nomeação no âmbito do sucesso das negociações dooOrçamento europeu para 2016, no valor de 155 mil milhões de euros, e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros nos próximos os 3 anos.

Com este orçamento e o ‘Plano Juncker’ contribuímos para o crescimento, o emprego e a coesão territorial na União Europeia”, reconhece o eurodeputado do PSD.

Os ‘MEP Awards’ assumem-se como mais um instrumento de escrutínio e valorização do trabalho desenvolvido pelo Parlamento Europeu e pelos seus deputados, de diferentes grupos políticos e nas diversas áreas e temas de interesse e com impacto na vida dos cidadãos.

Entre os nomeados para esta 12ª edição dos ‘MEP Amards’ estão dois portugueses: para além de José Manuel Fernandes, também a eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro é uma das nomeadas na área do Turismo.

Na categoria dos Assuntos Económicos e Monetários, José Manuel Fernandes tem a concorrência do irlandês Brian Hayes (também do grupo PPE) e do britânico Steven Woolfe (EFDD).

A organização refere que este prémio visa distinguir “um deputado que tem feito grandes progressos no sentido de ajudar a UE a sair da crise e aumentar a estabilidade económica”, apontando os Assuntos Económicos e Monetários como “uma área política crucial para a promoção do crescimento e a estabilização das economias da Europa, na sequência da crise económica e da zona euro”.

Estes prémios são atribuídos pela revista “The Parliament Magazine” e visam distinguir os melhores eurodeputados do ano em 20 diferentes categorias. Os nomeados para os MEP Awards resultam de propostas da sociedade civil, cabendo à publicação a designação dos três finalistas. Os vencedores resultam de uma votação pelos restantes deputados europeus. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 16 de março, na cidade de Bruxelas.