José Manuel Fernandes desafia jovens a unirem-se na defesa das conquistas europeias

José Manuel Fernandes desafia jovens a unirem-se na defesa das conquistas europeias

Eurodeputado esteve em Valença e alertou alunos para a necessidade de defender valores como a paz, o humanismo, a liberdade, a solidariedade e a partilha. São fatores que garantem a melhor qualidade de vida dos europeus.

O Eurodeputado José Manuel Fernandes lançou hoje, em Valença, um desafio aos jovens para a consciencialização e defesa dos valores europeus, como a paz, o humanismo, a liberdade, a solidariedade e a partilha, sublinhando que se tratam de fatores que asseguram a qualidade de vida das populações e a diferenciação positiva da Europa em relação ao resto do Mundo.

Numa sessão sobre a atualidade da União Europeia com alunos do 12º anos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, José Manuel Fernandes destacou os grandes desafios que enfrentamos ao nível planetário e especificamente no contexto europeu, e que afetam a todos, a nível das nossas regiões e das condições de vida de cada um.

"Às vezes, esquecemo-nos que fomos um país de emigrantes, que tinham de ir a 'salto', de forma clandestina e arriscando até as próprias vidas, mas sempre na esperança de serem bem recebidos", apontou o eurodeputado, reclamando uma posição mais solidária em relação aos refugiados, tanto dos Estados-Membros como dos próprios cidadãos europeus.

Os regimes totalitários e as tendências extremistas que se verificam em diferentes pontos do planeta, desde a Rússia e EUA à própria Europa, mereceram a condenação do eurodeputado. "Todos querem o mal da Europa e dos europeus. E damos sempre como absolutamente adquiridos valores e conquistas que estão constantemente em risco, como é a paz d a livre circulação", alertou.

As recentes eleições na Holanda e as sondagens na França e na Alemanha estão a suscitar uma renovada esperança no regresso do bom senso e da moderação, permitindo travar os extremismos e nacionalismos populistas. Mas - segundo o eurodeputado - é precviso que todos juntem as suas forças e os esforços para defender os valores da liberdade e da democracia, por forma a que não voltem a ser cometidos os mesmos erros de um passado ainda rb em recente, como as duas guerras mundiais que ceifaram muitas dezenas de milhões de vidas.

"Na União Europeia, temos de juntar esforços e defender a Paz, a liberdade, a partilha, a solidariedade, a defesa intransigente da dignidade humana, porque só assim podemos garantir um caminho de sucesso e melhor qualidade de vidas para as pessoas, neste mundo global", sustentou José Manuel Fernandes.

Depois da sessão escolar onde reafirmou a defesa das tradições e dos produtos locais como potencialidades únicas capazes de valorizar a nossa região na Europa e no mundo, José Manuel Fernandes participou na abertura do Festival da Lampreia, que decorre este fim-de-semana em S. Pedro da Torre, num momento de convívio com o presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, e diversos outros autarcas..