"Há boas notícias para a Agricultura nos Açores", afirma Sofia Ribeiro após reunião com Comissário da Agricultura

"Há boas notícias para a Agricultura nos Açores", afirma Sofia Ribeiro após reunião com Comissário da Agricultura

Segundo a Eurodeputada Sofia Ribeiro “a situação da lavoura nos Açores atravessa uma crise profunda, muito por culpa da falta de estratégia para o sector dos sucessivos Governos Regionais. Simplesmente atirar dinheiro para cima dos problemas, nada resolve, bem pelo contrário, apenas os adiam e avolumam, transformando-os numa gigantesca bola de neve” tendo acrescentado ainda que “esta reunião serviu para delinearmos estratégias de apoio aos Agricultores dos Açores e reforçar o que tem sido a minha acção: os Açores como Região Ultraperiférica que é, que apresenta tantos constrangimentos, que tem o seu estatuto próprio, necessita de um tratamento diferenciado. Não para sermos privilegiados, mas sim para podermos competir em igualdade de circunstâncias com os outros”. A Eurodeputada referia-se ao artigo 349º do Tratado de Funcionamento da União Europeia que define e caracteriza as Regiões Ultraperiféricas.

Para Sofia Ribeiro, a reunião com o Comissário foi muito produtiva “como todas que tenho mantido com ele e com a sua equipa” e mostrou-se confiante de que teremos boas notícias brevemente. A Eurodeputada afirmou que “todos nós aguardamos com expectativa o anúncio de novas medidas de apoio ao sector, previstas para o Conselho Europeu de Agricultura a 18 de Julho e estivemos a debater quais as que seriam possíveis apresentar por parte da Comissão. É óbvio que não posso adiantar mais sobre isto, mas estou muito confiante que o Comissário ficou sensibilizado e que teremos muito boas notícias já em Julho. Por outro lado também abordei o Comissário sobre a possibilidade de integrar empresas e empresários dos Açores nas suas missões comerciais que tem realizado, e bem, um pouco por todo o mundo, mas especialmente em países nos quais temos especiais afinidades. Até nisto tive a concordância de Phil Hogan”.  

A terminar as suas declarações, Sofia Ribeiro afirmou que “é este trabalho de formiga que falta ao Governo Regional dos Açores. Infelizmente o Secretário Regional da Agricultura não consegue reunir com o Comissário, Vasco Cordeiro teve de ir a Santarém tentar falar com o Comissário. Não obstante fazem grandes manchetes anunciando mãos cheias de nada. Enquanto isto acontece, vou mantendo um trabalho sério e consistente com o Comissário e a sua equipa, em prol dos interesses dos Açores e da nossa Agricultura. Se dúvidas existissem que necessitamos de um lóbi em Bruxelas para compensar a inoperância do Governo, estas ficam claramente dissipadas” tendo ainda acrescentado que “não se vê a qualidade de um governo quando não falta dinheiro, quando tem muito para dar, mas sim quando os recursos são escassos e aí o Governo dos Açores e o Partido Socialista nos Açores têm falhado redondamente”.