Festa da Europa: De 8 a 13 de Agosto, em Vila Praia de Âncora

Festa da Europa: De 8 a 13 de Agosto, em Vila Praia de Âncora

Num espaço aberto, em ambiente de convívio e também de partilha e debate de ideias e informações sobre a Europa e o Minho, Festa da Europa dedica atenção especial à juventude e ao mar.

O eurodeputado José Manuel Fernandes está a promover a realização da Festa da Europa, que reserva uma atenção especial à juventude e ao mar. Com o objectivo de sensibilizar as pessoas e as instituições para as causas europeias, valorizando simultaneamente o Minho e as suas potencialidades, o evento terá lugar de 8 a 13 de Agosto, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.

Num espaço aberto, em ambiente de convívio e também de partilha e debate de ideias e informações sobre a Europa e o Minho, José Manuel Fernandes reforça o contributo para o desenvolvimento da região no contexto da União Europeia, dando continuidade a um trabalho de proximidade com as populações.

Ao longo de seis dias, Vila Praia de Âncora vai ser palco de um conjunto variado de actividades, desde uma exposição sobre o Euro e uma conferência com a participação particular de autarcas, jovens e pescadores. A par da distribuição de publicações e material informativo sobre a UE e jogos lúdicos para crianças, o programa contempla ainda eventos musicais (com folclore, música ligeira, fado e tocadores de concertina) e jogos de praia.

A Festa da Europa é uma iniciativa lançada por José Manuel Fernandes, no âmbito do compromisso que assumiu com a região do Minho para o seu mandato de deputado ao Parlamento Europeu. A primeira edição da Festa da Europa teve lugar em 2010, em Apúlia, no concelho de Esposende.

Este ano, em Vila Praia de Âncora, o programa concretiza-se através de um conjunto de parcerias, envolvendo instituições variadas, de âmbito local, regional e também europeu.

A Câmara de Caminha é parceiro na organização desta Festa da Europa, para a qual contribuem também o Parlamento Europeu, o PPE (Partido Popular Europeu, o maior grupo político do Parlamento Europeu e ao qual pertence o eurodeputado José Manuel Fernandes), o Europe Direct (tanto os serviços centrais como o centro de informação do Entre Douro e Minho), a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, o grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora e também órgãos de informação local, como é o caso das rádios Caminha e Geice.

Em ambiente de festa próprio desta época no Minho e numa altura de regresso à sua terra natal por parte dos muitos emigrantes espalhados por todo o Mundo, a Festa da Europa arranca na próxima segunda-feira, na Praça da República, que será o espaço central do evento, com a inauguração da exposição ‘Euro, a nossa moeda’.

À noite, no palco em frente à capela de Nossa Senhora da Bonança, terá lugar um encontro de concertinas, com organização da Rádio Geice, que fará também a apresentação da Noite de Fado, que decorrerá na terça-feira, com a artista Elsa Gomes.

Na quarta-feira, dia 10, terá lugar um espectáculo de música ligeira portuguesa com a actuação de 16 artistas, para assinalar o lançamento do CD ‘Chegou o Verão’. Promovido por um grupo de emigrantes do Luxemburgo, o evento servirá para também para apoiar uma associação dedicada aos animais abandonados, a Selva dos Animais Domésticos de Caminha.

O Etnográfico de Vila Praia de Âncora assume-se, na noite de dia 11, como anfitrião do Festival Internacional de Folclore, que reunirá ainda os espanhóis do Grupo de Musica y Danza Aires Castellanos de Valladolid (Espanha) e os turcos do Besiktas Belediyesi Oyun Youth and Sport Club de Istambul.

No dia 12, o Dia Internacional da Juventude será assinalado com a realização da conferência sobre o tema ‘A Juventude na Europa Atlântica’, juntando jovens, pescadores, autarcas e representantes de diferentes instituições, sob moderação da Rádio Caminha. A iniciativa decorrerá a partir das 19h00, no Centro Cívico de Vila Praia de Âncora.

A Festa da Europa encerrará no sábado, dia 13, com uma tarde dedicada aos jovens, estando prevista a realização de actividades desportivas e de lazer, na praia de Vila Praia de Âncora.

Esta iniciativa insere-se no trabalho que o Eurodeputado José Manuel Fernandes vem desenvolvendo enquanto deputado ao Parlamento Europeu, procurando reforçar a interligação entre a comunidade do Minho e a União Europeia, através da promoção dos valores, tradições, recursos e potencialidades desta região, e sensibilizando simultaneamente as pessoas e as instituições para as causas europeias e para as oportunidades de desenvolvimento que representa a integração europeia.