Eurodeputados do PSD questionam Comissão Europeia por causa do "Magalhães"

Eurodeputados do PSD questionam Comissão Europeia por causa do "Magalhães"

 

Em Fevereiro de 2009, a Comissão Europeia enviou ao Governo Português uma "Notificação para Cumprir; Infracção n. 2008/4962", relativa ao "Fundo para a Sociedade da Informação". Nela, a Comissão conclui que os contratos de fornecimento de computadores portáteis e de programas informáticos adjudicados pelo FSI estão submetidos às regras da Directiva 2004/18/CE.

Segundo a Comissão, ao adjudicar por ajuste directo os contratos para o fornecimento de computadores portáteis e de programas informáticos num total de 1.140.000 aparelhos, as autoridades portuguesas terão infringido as alíneas a) e c) do n° 2 e o n° 9 do art. 1°, art. 2°, art. 7°, art. 28° e art. 35 da Directiva 2004/18/CE.

Em consequência, a Comissão considera que Portugal não terá cumprido os deveres que lhe incumbem por força das alíneas a) e c) do n° 2 e o n° 9 do art. 1°, art. 2°, art. 7°, art.28° e art. 35 da Directiva 2004/18/CE.

De acordo com notícias vindas a público, o Governo játerá respondido ao pedido de informações da Comissão Europeia em Novembro último pelo que, os Deputados do PSD solicitam agora à Comissão informações sobre o ponto de situação deste assunto, bem como sobre o conteúdo da resposta que Portugal enviou à Comissão.

Por outro lado, os Deputados do PSD, questionam também a Comissão sobre eventuais penas que Portugal pode incorrer se se provar que está a incumprir a legislação comunitária.

 

Maria da Graça Carvalhoé Deputada ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão Industria, Investigação e Energia, membro suplente da Comissão dos Orçamento. É Co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.

Mário Davidé Deputado ao Parlamento Europeu e Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, é membro efectivo da Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Sub-comissão de Defesa, e membro suplente da Comissão de Comércio Internacional. Preside à Delegação para as Relações com os Países do Maxereque e integra as Delegação para as Relações com a Assembleia Parlamentar da NATO e a Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE

José Manuel Fernandesé Deputado ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão dos Orçamentos e membro suplente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar. Integra a Delegação para as Relações com a República Popular da China e a Delegação para as Relações com a Índia.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho