Eurodeputado José Manuel Fernandes  desafia estudantes transmontanos  para Prémio Escola na Europa

Eurodeputado José Manuel Fernandes desafia estudantes transmontanos para Prémio Escola na Europa

Os vencedores ganham viagem a Bruxelas com visita ao Parlamento Europeu

O Deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes desafia os estudantes do ensino profissional, secundário e 2º e 3º ciclos, dos estabelecimentos de ensino públicos e privados dos distritos de Bragança e Vila Real, a participar no Prémio Escola na Europa.

Esta iniciativa visa fomentar o interesse, o conhecimento e o debate acerca do funcionamento da União Europeia e das suas instituições, centrando a abordagem das temáticas na sua relação com a região de intervenção direta, nomeadamente Trás-os-Montes.

Os vencedores ganham uma viagem a Bruxelas, com visita ao Parlamento Europeu.

O desafio é lançado aos estudantes, que podem concorrer individualmente ou em grupo (máximo dez elementos). Os trabalhos a apresentar devem ter um formato digital ou multimédia, sendo o tema livre mas incidindo obrigatoriamente sobre a União Europeia e a região de influência, parcial ou integralmente no interior de Trás-os-Montes.

A orientação para a concretização dos trabalhos poderá ser concretizada sob a alçada dos agrupamentos ou escolas, nomeadamente através do director ou professor responsável pela área temática abordada.

O concurso agora lançado decorre até ao final do 2º período lectivo e os trabalhos terão de ser enviados pelo director de escola/agrupamento ou pelo professor responsável até ao dia 23 de março de 2018, para a organização deste concurso (pelo email escolanaeuropa@gmail.com ou por via CTT para José Manuel Fernandes, Apartado 97, Avenida Braga; 4711-910 Braga).

O júri é constituído por representantes de órgãos de comunicação social regional nos distritos de Bragança e Vila Real. O facto de existir um júri sem qualquer ligação à organização do concurso confere mais garantias de imparcialidade e justiça para os concorrentes.

No âmbito desta iniciativa Prémio Escola na Europa, organizada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, foram já premiados em anos anteriores, com a visita ao Parlamento Europeu, alunos de Miranda do Douro (1ª edição) e de Bragança (2ª edição).

Esta iniciativa, para além de fomentar o conhecimento e o interesse dos jovens ela União Europeia e pelo funcionamentos das suas instituições, representa uma enorme oportunidade para o grupo vencedor a nível do conhecimento e da visitação, que constitui uma experiência muito enriquecedora na sua formação como cidadãos europeus.

Link para o regulamentohttp://josemanuelfernandes.eu/texts/view/premio-escola-na-europa-tras-os-montes-2018-regulamento