José Manuel Fernandes em sessão com alunos na Escola Secundária de Vila Verde sobre os fundos europeus do Portugal 2020 e a Pauta Aduaneira Comum

José Manuel Fernandes em sessão com alunos na Escola Secundária de Vila Verde sobre os fundos europeus do Portugal 2020 e a Pauta Aduaneira Comum

O Eurodeputado José Manuel Fernandes sublinhou hoje a importância da confiança para o sucesso das políticas e das estratégias de crescimento e de investimento que tragam mais emprego, melhor qualidade de vida e realização das expectativas dos cidadãos. Uma confiança que propôs assente na partilha e na solidariedade responsável.

Numa sessão com alunos na Escola Secundária de Vila Verde sobre os fundos europeus do Portugal 2020 e a Pauta Aduaneira Comum, José Manuel Fernandes valorizou a defesa de valores como a partilha e a solidariedade, sempre aliados à responsabilidade, para a construção de uma Europa mais forte e de um futuro melhor para os cidadãos, em especial os jovens.

"A falta de confiança gera falta de investimento, não apenas no plano económico ou financeiro, mas também no sucesso do trabalho das instituições e na valorização das pessoas. Hoje assistimos também a falta de confiança na própria Europa, apesar de todos os seus sucessos e do seu papel decisivo no desenvolvimento social e cultural das nossas comunidades", sustentou o eurodeputado.

Relator do "Plano Juncker" - destinado ao relançamento da economia europeia com 215 mil milhões de investimento - e do Orçamento geral da UE - com 155 mil milhões de euros -, José Manuel Fernandes lamentou que sejam muitas vezes os próprios Estados-Membros e os grupos mais desfavorecidos a demonstrarem falta de confiança na Europa, mesmo sendo os que mais benefícios podem garantir através da construção europeia.

Assumidamente europeísta e defensor de "mais partilha e mais Europa", o eurodeputado realçou o trabalho que está a ser desenvolvido pela União Europeia para assegurar melhores condições de desenvolvimento sustentado, apontando como exemplo a legislação prpduzida ao nível da União Bancária ou até mesmo no combate à evasão fiscal.

"Se tivéssemos a União Bancária como está a ser construída, não teríamos os problemas que estamos a ter no setor financeiro e, por arrastamento, na economia", defendeu.

Numa jornada de agenda sobrecarregada e que o obrigou mesmo a cancelar diversos compromissos, José Manuel Fernandes confessou a satisfação por poder  participar nas comemorações do Dia da Europa - que se celebra a 9 de maio - na Escola Secundária de Vila Verde, numa sessão realizada logo ao início da manhã.

Uma oportunidade para o eurodeputado reafirmar "a importância das nossas raízes" e das potencialidades de uma região como o Minho, com "recursos únicos à escala planetária" que "distinguem e valorizam o território, as empresas, as instituições e também as pessoas no mundo cada vez mais global".

Recorrendo aos números, José Manuel Fernandes fez ainda questão de identificar a união Europeia como "um espaço de liberdade, multicultural e tolerante, com fortes direitos sociais, uma legislação avançada em termos ambientais e uma inquestionável defesa da dignidade humana e dos direitos, com resultados efetivos na qualidade de vida das nossas populações".

"Na sua diversidade, a União Europeia é a região do mundo com maior produção riqueza (20% do PIB mundial) e permite aos seus 500 milhões de habitantes, que correspondem a apenas 7% da população mundial, terem acesso a 50% das despesas sociais de todo o mundo", indicou o eurodeputado, que ofereceu à biblioteca da escola a publicação "Pela Nossa Terra - Minho 2016" e os oito livros da coleção "Europa - Pela Nossa Terra".

Na jornada de hoje, que culmina à noite, no Porto, com a apresentação pública precisamente da coleção "Europa - Pela Nossa Terra", José Manuel Fernandes participou também em Valença nas comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal e de Espanha, num evento que envolve várias entidades dos dois países.

Amanhã, sábado, o eurodeputado participa no congresso internacional "Desafios Contemporâneos na Europa" na Universidade de Coimbra para falar do "Plano Juncker" e na conferência "O Futuro da Europa" que o PSD organiza no Porto no âmbito do programa das comemorações do aniversário do partido, para abordar a União Económica e Monetária.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho