"Erasmus - Jovens Empreendedores"  anunciado por Eurodeputada do PSD e Vice Presidente da Comissão Europeia

"Erasmus - Jovens Empreendedores" anunciado por Eurodeputada do PSD e Vice Presidente da Comissão Europeia

A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, responsável pela Indústria, António Tajani apresentaram esta tarde, em Conferência de Imprensa conjunta com o Vice-Presidente do Parlamento Europeu Gianni Pittella o "Programa Erasmus - Jovens Empreendedores".

Trata-se de um programa que se destina a promover a mobilidade de jovens empreendedores (já estabelecidos ou com novos projectos a iniciar) onde os jovens integram por determinado período de tempo, os quadros de empresas empreendedoras no estrangeiro, recebendo por isso uma bolsa tal como acontece no programa Erasmus.

 

Segundo Graça Carvalho a mobilidade europeia é "instrumento essencial no processo de formação dos mais jovens e no desenvolvimento das suas capacidades através da troca de experiências e do contacto com outras culturas, outros métodos de gestão ou outras sensibilidades. Daí a importância de promover também programas da família Erasmus noutras áreas como a artísticas, sociais ou culturais."

 

O Comissário da Indústria anunciou hoje que este projecto irá passar a Programa permanente da União Europeia, assumindo o compromisso de apresentar até Dezembro deste ano a respectiva proposta legislativa. Prevê-se que em 2011 o programa assuma já um carácter permanente e que o orçamento previsto (7 milhões de euros 2012 e 8 milhões de euros para 2013) possa ser "claramente multiplicado para conseguir satisfazer o maior número possível de jovens empreendedores" afirmou Tajani.

 

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, António Tajani, destacou o papel e empenho dos Deputados portugueses do PSD e do Parlamento Europeu na "defesa deste programa bem como de outras iniciativas para combater o desemprego jovem".

 

Os Deputados portugueses membros da Comissão dos Orçamentos propuseram um conjunto de emendas que foram aceites pelo PPE, pela Comissão e pelo Parlamento Europeu em Plenário e que tornaram o Orçamento de 2011 no "Orçamento da Juventude". Estas emendas tiveram como objectivo aumentar o financiamento dos programas de educação, formação, mobilidade dos jovens e a criação de um novo programa para apoiar o primeiro emprego dos jovens.

 

Este programa existia já como Acção Preparatória da Comissão Europeia, tendo até agora já participado 2518 jovens europeus, dos quais 99 eram portugueses. Para 2011, estavam orçamentados 2 milhões de euros (para 1200 jovens).

 

Segundo informação da Comissão Europeia, neste ano de experiência piloto, os países que mais candidaturas apresentaram foram a Espanha, Itália, Reino Unido, França, Roménia e Alemanha. As áreas mais requisitadas foram as áreas da publicidade e comunicação, educação, turismo e consultadoria na área fiscal e jurídica.

 

Na sua intervenção, Graça Carvalho destacou ainda a importância deste programa na "promoção do emprego jovem, no reconhecimento das capacidades dos jovens europeus de conseguirem desenvolver as suas ideias e conseguirem também criar o seu próprio emprego."

 

A política de juventude (educação, formação, transição do sistema de educação para o mercado de trabalho) tem sido uma prioridade da delegação do PSD no Parlamento Europeu.