Educação artística favorece a economia local e a inclusão

Educação artística favorece a economia local e a inclusão

O eurodeputado José Manuel Fernandes defendeu hoje que a educação e formação artísticas representam um contributo de importância estratégica para a coesão e desenvolvimento social, com particular impacto nos meios rurais. Nesse sentido, apontou a necessidade de assegurar o acesso a recursos e fundos europeus por parte de organizações como as escolas de ensino artístico especializado.

No âmbito de uma visita à Academia de Música de Vila Verde, com mais de 400 alunos, José Manuel Fernandes salientou “o trabalho de excelência desenvolvido por organizações sem fins lucrativos, cumprindo uma missão única e de importância estratégica na valorização dos territórios e, sobretudo, das pessoas”.

“A formação artística, como é o caso particular da música, representa um valor acrescentado para esta região, não apenas pelo papel decisivo para a revelação de talentos, mas também pelo esforço e contributo de grande importância para a inclusão”, sustentou o eurodeputado, numa visita às instalações da Academia, acompanhado por membros da direção.

José Manuel Fernandes – que também frequentou cursos de formação da Academia de Música – destacou o impacto da oferta alternativa de formação e educação para o combate ao abandono escolar e à exclusão, “nomeadamente para jovens com maiores dificuldades no ensino formal, mas que são dotados de especial aptidão e capacidade na música”.

Por vezes, não nos apercebemos da importância dos recursos de que dispomos e não fazemos o esforço de tentar perceber de como seria a realidade, nomeadamente a vida na nossa comunidade, se não pudéssemos contar com o trabalho de determinadas instituições, como é a academia de música”, alertou, vincando ainda o impacto económico do ensino artístico especializado em meios mais desfavorecidos.

José Manuel Fernandes – que na próxima semana integrará uma comitiva do Parlamento Europeu em visita aos campos de refugiados na Turquia – fez referência às dificuldades e falta de oportunidades que enfrentam milhares de jovens migrantes, que procuram refúgio e melhores condições de vida na Europa.

Para o eurodeputado, “a música, enquanto linguagem universal, constitui um meio de reforço da integração europeia”, tendo também permitido a afirmação no espaço europeu de jovens talentos formados em Vila Verde.

Nesse sentido, José Manuel Fernandes valorizou a ação da Academia de Música, aproveitando para deixar o desafio à captação de fundos europeus disponíveis e que podem contribuir para reforçar e ampliar o excelente trabalho desenvolvido pela instituição vilaverdense, que recorreu a fundos comunitários no âmbito do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural - para a recuperação e modernização do edifício onde se encontra sediada.

Para além dos programas nacionais, o Eurodeputado desafiou o concurso a programas geridos pela Comissão Europeia, como é o caso do Erasmus+, aberto a ações nas áreas da educação, formação e juventude.