Drones: Uma tecnologia revolucionária

Drones: Uma tecnologia revolucionária

A comissão LIBE discutiu a opinião sobre o documento apresentado pela Comissão Europeia sobre Drones: "Uma nova era para a aviação: abrir o mercado da aviação à utilização civil de sistemas de aeronaves telepilotadas de forma segura e sustentável".

Carlos Coelho, relator-sombra pelo PPE, sublinhou o "impacto económico, assim como [...] o efeito que terá sobre as interacções sociais, comerciais e sobre o funcionamento da sociedade. A sua disseminação, contudo, não atingiu ainda o seu ponto disruptivo e, por isso, a importância desta Comunicação: estamos, de facto, no momento ideal para enquadrarmos esta nova realidade".

O Social-democrata, elencou também o que considera serem os pontos estruturantes: "Em primeiro lugar, é evidente que esta tecnologia tem um profundo impacto sobre os Direitos Fundamentais da privacidade e da protecção de dados", por outro lado "a utilização de drones por forças de segurança e serviços de inteligência. Aqui também, levantam-se novas questões e novos desafios, sobretudo na capacidade potenciadora que os drones adquirem quando utilizados com outras tecnologias" e, por último o factor segurança "A evolução tecnológica permite já antever que estes brinquedos aparentemente inofensivos podem transformar-se em ameaças para a segurança dos cidadãos, das forças de segurança, das infra-estruturas críticas, como centrais nucleares, entre outras".

O Deputado, salientando que iria ainda apresentar propostas de alteração à opinião, concluiu notando que "o debate público ainda agora está a começar e devemos assegurar, desde já, um envolvimento de todos os atores europeus e nacionais".