“Diminuir as preocupações ambientais seria trágico e uma falta de solidariedade para com as gerações futuras”

“Diminuir as preocupações ambientais seria trágico e uma falta de solidariedade para com as gerações futuras”

A crise não pode ser uma desculpa para se esquecerem ou diminuírem as preocupações ambientais, nomeadamente no que toca à prevenção de riscos com matérias perigosas. A ideia foi defendida hoje pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, no âmbito de um seminário sobre materiais perigosos promovido no âmbito das comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.

“Diminuir as preocupações ambientais, e esquecer a sustentabilidade, seria trágico e uma falta de solidariedade para com as gerações futuras”, alertou José Manuel Fernandes, no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, perante duas centenas de elementos da proteção civil dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto e Aveiro.

Na iniciativa organizada pela associação Juvebombeiros de Vila Verde, José Manuel Fernandes explicou as prioridades da política europeia de ambiente e a legislação na área das matérias perigosas. “Ao longo dos últimos 40 anos, foi instituído um amplo leque de legislação ambiental na União Europeia que contribuiu para termos o acervo normativo mais abrangente e moderno do mundo”, realçou.

No entanto, o eurodeputado do PSD alertou para os riscos de um recuo em termos ambientais, face a pressões economicistas potencialmente motivadas pelo atual momento de crise. “A UE só tem a ganhar com o objetivo de se tornar uma economia verde e inclusiva. Diminuir as preocupações ambientais e esquecer a sustentabilidade, seria trágico e uma falta de solidariedade para com as gerações futuras”, defendeu.

Em seu entender, “para vivermos bem no futuro, é necessária uma ação urgente e concertada, com vista a melhorar a resiliência ecológica e maximizar os benefícios que a política de ambiente pode trazer à economia e à sociedade, respeitando ao mesmo tempo os limites ecológicos do planeta”.

Membro-suplente da comissão do ambiente do Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes apresentou ainda alguns números sobre resíduos perigosos, que na União Europeia atingem, por ano, as 2,7 mil milhões de toneladas. Em Portugal, a produção anual nos diferentes setores de atividade industrial é de 1,37 milhões de toneladas de resíduos perigosos. Anualmente, são transportadas na UE uma média de 110 mil milhões de toneladas/km de mercadorias perigosas: 58% por via rodoviária, 25% por via-férrea e 17% por via navegável interior. Apesar de se verificar uma diminuição gradual do transporte ferroviário, o volume de mercadorias perigosas transportadas por via rodoviária e por via navegável interior tem vindo a aumentar.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho